PGR revela que MP está a investigar 41 casos de corrupção

17/12/2015 07:46 - Modificado em 17/12/2015 07:46

oscar tavaresO Procurador – geral da República revelou que o Ministério tem sob investigação 41 casos relacionados com corrupção. Por se encontrarem, ainda, em segredo de justiça não adiantou pormenores, apenas disse que não estão relacionados com o narcotráfico, mas que são casos de dimensão média. Esclareceu que esses processos estão espalhados pelas 16 comarcas judiciais e estão relacionados na sua maioria com casos ocorridos no sector público. Diz que ainda não se sabe os montantes envolvidos e que só com o desenvolvimento da investigação se poderá ter uma percepção dos valores envolvidos e da sua dimensão.

A PGR informou que o Ministério Publico tem no momento dois procuradores a trabalharem ​no combate à criminalidade económico-financeira e na recuperação de activos. Mas que acumulam com as suas tarefas normais. Por isso defende que no futuro, espera que não seja longínquo, o MP possa ter uma estrutura dedicada especificamente a esse tipo de criminalidade e também uma assessoria em áreas como a contabilidade, economia e finanças que permita aos magistrados do mistério publico possam dispor de estruturas adequadas para o cumprimento das suas funções. Por isso o PGR defende que para diminuir a corrupção para níveis socialmente toleráveis, é preciso grande engajamento do Estado.

Óscar Tavares fez estas declarações depois de ter presidido a sessão de abertura de uma formação sobre criminalidade económico-financeira e recuperação de activos que decorre na cidade da Praia, destinada aos magistrados do Ministério Público e judiciais, aos responsáveis das Polícias Judiciária e Nacional e da Unidade de Informação Financeira

  1. JORGE NOGUEIRA

    O Procurador-Geral da República anunciou que está a investigar 41 casos de corrupção, o que não deixa de ser uma grande notícia para o povo dessas ilhas. Doravante passará para 42 casos visto que a transferência do senhor Júlio Correia técnico sénior, nível III, para professor universitário é também um ato de corrupção porque viola todas as regras e procedimentos de ingresso nos cargos de carreira em Cabo Verde (inconcebível e inacreditável). Os senhores delegados do ministério público e a polícia judiciária têm que estar atentos, porque há muito mais na forja, porquanto o povo deposita grande confiança no vosso trabalho, pois é preciso que alguém faça alguma coisa em vista à salvação da democracia e do direito, senão corremos sérios riscos de voltarmos ao tempo antigo.

  2. ASTRONAUTA PEREIRA

    TACV foi denuniado como caso de corrupção, por gestão danosa. Está entre os 41?

  3. Eduardo Oliveira

    41? Isso deve ser menos de metade do nùmero de ministros usados pelo partido ùnico.

  4. GASCOIGNE MENDES

    Boa. Excelente!!! Grande procurador. Este homem é muito corajoso e brm formado.
    Se quiser investigar de verdade tudo vai parar no tribunal. No entanto como não sei quais são esses 41 atrevo-me a indicar alguns que precisam de ser investigados?

    1- Concursos públicos.
    2- Adjudicação de obra no aeroporto da Praia.
    3- Receitas alfandegarias.
    4- Gestão de empresas públicas. ASA, TACV, Electra.
    5- Gestão das Autarquias Locais
    6- Financiamento das Associações
    7- Contas do estado de 2011 a 2015.

  5. SANDRO TAVARES

    FALAR É FÁCIL. PASSE AOS ACTOS. SE LEVAR 1/3 DESSES CASOS AVANTE E COM DEDUÇÃO DA ACUSAÇÃO AINDA ANTES DE 20 DE MARÇO, PODE SER LEMBRADO COMO ALGUÉM COMPETENTE E QUE NÃO FOI INCIDADO AO POSTO COMO FILHO DE PAIGC E UM DOS COMPADRES DO PAICV. ELE MESMO TEM E SEUS IRMÃOS TODOS CONTINUAM A DESEMPENHAR ALTOS CARGOS DESTA NÇÃO.

    APROVEITE E INVESTIGUE O CASO DO SEU IRMÃO FIDEL TAVARES QUE FEZ TANTAS E TANTAS NAS CADEIAS DA PRAIA E SÃO VICENTE, ROUBANDO ATÉ ARMAS DO ESTADO.

  6. Aahahaah.
    O Óscar é um pagode. Está a investigar 41 casos de corrupção. Já agora diga os nomes dos casos Ozcarr, porque isso não é divulgar o conteúdo das investigações. Não podes é divulgar o conteúdo das investigações meu caro Ozcarr. Sr. Oscar, deixe de se armar em galinho de amturr e pôr-se em bicos dos pés para que seja visto, porque toda a gente sabe que é pequeno. Não tem tamanho suficiente porque se tivesse daria os nomes aos bois.

  7. maluada mandinga

    oh sr,jorge nogueira corrupção é kel ki MPD fazi na anos 90 na instituições públicas de estado e sta continua ta fazi na CM ondi nhos é poder tudo caboverdianos sabi ma nhos kuza ki nhos ta fazi ki nhos ta akuza fla me alguém nhos disco dja sta riscado

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.