Eleições Legislativas acontecem no dia 20 de Março

10/12/2015 16:08 - Modificado em 10/12/2015 16:08
| Comentários fechados em Eleições Legislativas acontecem no dia 20 de Março

eleiçõesOs partidos políticos já podem ver para 2016 e direccionar os esforços, depois do Presidente da república ter anunciado a data das próximas eleições legislativas. O ano de 2016 é o ano de todas as decisões, com três eleições, a começar pelas legislativas. Depois de auscultar os partidos políticos e membros da sociedade civil e outras instituições Jorge Carlos Fonseca marcou as eleições para o dia 20 de Março de 2016.

Na sua comunicação ao país explicou o motivo da escolha da data. “A minha decisão”, como anunciou o Presidente da República, “vai no sentido de marcar as eleições gerais para um momento situado num período imediatamente a seguir ao final do mandato desta legislatura, garantido o desidrato de nem a campanha eleitoral nem as eleições coincidirem com uma grande manifestação cultural e religiosa e potenciar uma boa afluência as urnas”.

A data da páscoa e do carnaval foram as duas manifestações popular e religiosa que o Chefe da Nação levou em conta para tomar a decisão. Num apelo a nação espera que todos possam recensear de forma a estar aptos para “exercer o direito cívico e inaliável da escolha dos governantes”. E espera uma sã e justa competição democrática.

Durante as auscultações dos partidos o PAICV pediu que fosse o mais rápido possível, enquanto o MpD não mostrou preferências afirmando apenas que está preparado. A UCID foi o único que sugeriu o 20 de Março mas incidiu mais na data de 3 de Abril.

Com este anuncio os partidos já sabem para que data canalizar as forças.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.