Candidatos do concurso de recrutamento de agentes da PN   exigem respeito e transparência

9/12/2015 08:30 - Modificado em 9/12/2015 08:34

Jovens candidatos do concurso de recrutamento de novos agentes da Polícia Nacional manifestaram-se  esta manhã em frente da Esquadra do Polícia Nacional de São Vicente exigindo explicações sobre dos resultados do referido concurso. Os manifestantes dizem que foram “ocultados da lista” pois os respectivos nomes não constaram da lista que se encontra à porta do Comando da Polícia, por isso exigem uma explicação por parte das autoridades competentes.

Cerca de quinze jovens que participaram do concurso de recrutamento de novos agentes da Polícia Nacional estiveram à frente do Comando da Polícia Nacional em São Vicente, munidos de cartazes manifestando e exigindo explicações sobre os resultados do concurso que se realizou desde o mês de Março onde participaram cerca de trezentos jovens de São Vicente e Santo Antão.
O referido concurso para a formação e ingresso de mais 120 novos agentes foi lançado pela Direcção de Planeamento, Orçamento e Gestão da Polícia Nacional (PN), lançou através do despacho nº23/GDN/2015 do Director Nacional em Março deste ano.

Os resultados do concurso foram publicados  no dia  3 de Dezembro, e apenas 12 dos candidatos foram seleccionados. No entanto os nomes  dos manifestantes não constam da lista e não tiveram qualquer informação. Os manifestantes exigiram mais respeito e transparência por parte das autoridades policiais.
Em contacto com a Direcção Nacional da Polícia na cidade da Praia, fomos informados de que os requerimentos de reclamação foram enviados ao Centro de informação, contudo não souberam informar se na lista de reclamações consta candidatos da ilha de São Vicente.
Apesar das tentativas para entrar em contacto com o Director Fernando Borges, as tentativas foram infrutíferas. Quanto ao comandante Regional de São Vicente não  foi possível ouvi-lo  , pois fomos informados que se encontra de férias.

  1. Um Policial

    Deve ter havido um engano em não publicar a lista dos Reprovados. No entanto a moça que falou na TV não tem razões de falar em transparencia porque depois de fazer a entrevista, no outro dia pediu aos juris para que fizesse uma segunda tentativa porque no dia anterior a entrevista não correu-lhe bem. Três dos Primeiros Classificados no Concurso são candidadtos de S. Vicente.

  2. Lei

    Fui ao site da PN (http://www.policianacional.cv/) ler o regulamento do concurso, e na verdade é omisso no que tange ao quesito do processo de avaliação (metodologia). Pela minha experiência, este tipo de concurso deve ser claro nos seguintes aspectos:
    • Perfil do candidato (o anúncio é claro)
    • Tipo de testes (o anúncio é claro)
    • Documentação exigida (o anúncio é claro)
    • Quotas (o anúncio não faz referência se existe quotas por ilhas, logo depreende-se que a selecção vai depender apenas e só da avaliação global. Ou seja, os 120 melhores agentes serão automaticamente seleccionados pela ordem decrescente da pontuação relativa, independente da ilha a que pertencem).
    • Processo de selecção (segundo o anúncio baseia-se em: a) Inspecção médica; b) Provas físicas; c) Prova de conhecimento; e) Exame psicológico. Havendo 04 critérios a se ter em conta, devia-se, por uma questão de transparência no processo de avaliação e selecção, especificar a ponderação relativa de cada um desses itens. Ou seja, o avaliado fica a conhecer à priori o que é mais desejado para esse perfil, o que facilita a própria auto-avaliação)
    • Comunicação final (a norma exige que se coloque uma lista contendo todos os candidatos e respectivas pontuações ponderadas, ficando todos a saber quem foram os 120 melhores)
    A realização de qualquer concurso está sujeito a regras, o que neste caso foi pouco claro, pelo que aconselho vivamente aos candidatos a intentarem uma acção judicial contra a PN visando anular este concurso.

  3. Candidato

    resposta para um policial… É muita ignorância sua achar q estas acima da verdade…desde já vocês são todos iguais quando vestem uma farda…honra-lo q é bom nada…se a moça da entrevista não esteve bem ou se foi no outro dia pedir uma segunda chance pq usar esta ironia sabendo você desde então q teve candidatos q estiveram nervosos a pilha de nervos e q a entrevista lhes correu muito mal e q não tiverem boa nota no teste de conhecimento…como e q estão na lista dos 120? como e q candidatos ainda no teste físico já sabiam q estavam dentro da policia? como e q candidatos sem perfil nenhum q ate os vossos colegas ficaram indignados estão na lista? agora se e um policia humilde e competente analisa e vê q tudo q disseste não passa de muito blá blá blá e ironia e muito arrogância sua…desejo a vocês q não são ser humanos em lado nenhum…boa sorte mas justiça de deus tarda mais não falha…o q é nosso alcançaremos…boa noite

  4. hirondino fortes

    esse é mas pouca vergonha tem vinde te contce ne pais dnos onde ke tem chance partcipa ne kualker coza seja feito é kes mnine bnitim papai mamae e ses amigo e contcid pa kem ke ta apte pe ser selecionod te fca por isso ke no chei mas proficionais na frenk função publica e dmais nesse país pe tudo te ser mitis currupção na meio onde nada te ser transparente pe ses cara mascra e pouca vergonha ke kei na tchom dpos é bem dse ladrom é nós ke pobreza.Falta respeite nesse país ja ta bom des politicos tma vergonha na cara basta corrupção

  5. um policial

    A moça da TV teve muito bem, argumentando com éfice, com lógica, Foi uma moça de coragem, em relação a ti ja não sei coloco minhas duvidas, sabes pq? nós mesmos sendo agentes da PN sofremos muito estes tipos de desprezo nos concursos q lançam dentro da PN, Talvez és um dos lambedores da PN, A manifestação não engloba a moça mas sim os candidatos indignados da policia nacional em são vicente. Analisa os factos antes de argumentar, e não fico por aqui todos como cidadãos de cabo verde temos direito de recorrer a uma nova oportunidade, segundo a moça depois de ter falado com os entrevistadores saiu dali tranquila pq segundo eles ela esteve excelente esteve bem.

  6. M. Vieira

    Boa noite. não tenciono acrescentar mais nenhuma lenha a esta fogueira. simplesmente para dizer que os concursos públicos neste país são um VERGONHA, eu que pessoalmente encontro desempregado, abstenho-me de concorrer em qualquer concurso pois ja sei que as escolhas baseiam-se em tudo menos na capacidade e competências de cada concorrente. Este autentico “Casino Royal” em que se tornou Cabo Verde com ondas de corrupção, trafico de influencias (Padrinhagem etc…) e manipulação de concursos é de fazer nauseas. A policia nacional então nem se fala…Os dados estão lançados para que este país mergulhe na lama…Que vergonha do nosso estado, políticos e instituições ditas “públicas” mas que servem interesses pessoais…

  7. irmã de candidata

    Realmente é muito triste, pois em que mais deveriamos confiar e acreditar, desaponta-nos a cada dia….é lamentável mesmo, a minha irmã participou com todo o intusiamo e empenho, passou em todas as etapas, teve pontuação de 15,…ficando entre as melhores, foi para a entrevista, que correu lindamente (ela tem perfil, tamanho e competência para tal), e no final nem o nome dela aparece na lista geral,….. falta de respeito, honestidade e transparência e infelizmente é esse o pais em que vivemos. tenho muito respeito pelos policiais, mas os cabeçilhas (nem todos) deixam muito a desejar com esses comportamentos.
    Como consequência temos um jovem que já não acredita mais nos concursos públicos e nem nos dirigentes destas instituições…………………………….

  8. anonimo

    Como é possivel, candidatos com as melhores notas, ficarem de fora da lista?????????? Que raio de calculos eles fazem, mesmo que tenham tido pouca nota na entrevista ( o que acredito não ser verdade!!!!!!!!) como não se encontram entre os 12???? (alguns com umas notas bem baixas,…tipo 10, mas claro sorte a deles e força p´ra eles tb)…sejam claros (os responsáveis)!!!!! e digam quais os critêrios que utilizaram??????????
    Como é possivel passar por provas psicotécnicos, conhecimentos gerais com boas classificações e no final não passar???????
    Porque tão poucos candidatos selecionados para S.Vicente?
    Vamos fazer as contas!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.