Brazil é o 61⁰em ranking de desenvolvimento de telecomunicações

2/12/2015 09:08 - Modificado em 2/12/2015 09:08
| Comentários fechados em Brazil é o 61⁰em ranking de desenvolvimento de telecomunicações

smartphoneO mundo já possui aproximadamente 7,1 bilhões de assinaturas de telefones móveis, uma penetração que chega a 95% de todos os habitantes do planeta. Os dados estão no Measuring the Information Society Report 2015, realizado pela União Internacional de Telecomunicações (ITU), divulgados hoje, 30 de Novembro.

A principal parte desse relatório é o Índice de Desenvolvimento de Telecomunicações, chamado IDI. A evolução das tecnologias de comunicações a distância tem evoluído nos últimos 5 anos, de acordo com o ITU, e houve melhora em praticamente todas as 167 nações analisadas. O Brasil ocupa a 61a. Colocação no IDI, em 2010 era o 73⁰.

Nas Américas, o Brasil fica em 8⁰ lugar. É superado pela Costa Rica, Chile, Argentina, Uruguai, Barbados, Canadá e EUA, respectivamente do sétimo ao primeiro lugar. O último lugar no ranking regional é de Cuba. Mundialmente, os países dominantes são: Coreia do Sul (1⁰), Dinamarca (2⁰), Islândia (3⁰), Reino Unido (4⁰) e Suécia (5⁰).

O relatório deste ano analisa que a melhora do IDI aponta para uma evolução da sociedade da informação global. “Estes países mais dinâmicos têm registado aumentos significativos, entre outras coisas, na penetração de banda larga móvel, no acesso das famílias às TIC (tecnologias de informação e comunicação) ”, aponta.

O Brasil é o 21º em destaque na variação do IDI nos últimos cinco anos, com aumento de 1,74 nesse índice. A elevação mais positiva foi da Costa Rica, com 23 pontos, seguido do Barhain e do Líbano, ambos com 21 pontos.

A maior taxa de crescimento entre os indicadores de IDI no Brasil foi na banda larga móvel. As assinaturas para esse serviço aumentaram 137 milhões, enquanto a penetração subiu 10,6%. Isso, e a política de cobertura para o território, de acordo com o ITU, facilitaram a transição da telefonia 2G para a 3G.

http://www.voit.com.br/

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.