Joína Lekhrajmal: “O Carnaval está no meu sangue”

2/12/2015 08:55 - Modificado em 2/12/2015 21:29

Joina 3Joína Lekhrajmal ou “Jó” como é conhecida entre amigos, é uma jovem de vinte anos, natural da ilha de São Vicente que foi eleita, neste final de semana, rainha de bateria da Escola de Samba Tropical, para representar o grupo na edição 2016.

Em conversa com o NN, a recém-eleita afirma que entrar no concurso de rainha de bateria da escola de Samba tropical, foi a realização de um sonho. “Sempre quis ser rainha de bateria, mas não tinha idade. Então há cerca de duas semanas, me informaram do concurso e vi a minha chance naquela oportunidade. Tivemos uma semana de preparação, além dos ensaios e pesquisas que fiz em casa”, conta a rainha que diz ter dado o melhor de si para conseguir o título.

A jovem que desfila no sambodromo de Mindelo desde criança, considera hoje ter “carnaval nas veias”, tendo já desfilado como figurante, figuras de destaques de diferentes grupos, incluindo a Escola de Samba Tropical da qual vai ser rainha de bateria 2016.

Joina 2Para a menina que vive o carnaval de forma intensa, ser rainha de bateria exige mais do que o simples samba no pé. “Dizem que é preciso saber sambar, mas não é só isso. É preciso ter glamour, presença, alegria e simpatia e principalmente ter o carnaval na veia”, afirma reforçando que só assim se pode representar e apresentar um grupo, sua energia e vibração.

Desfilando desde criança, Joína vem cultivando juntamente com a sua ilha cada festa do Rei Momo, considerando até ser “a melhor coisa existente em Mindelo”. Segundo conta religiosamente cumpre a tradição de desfilar de sexta a terça-feira, desde os grupos escolares aos grupos em concurso.

Contudo a jovem estudante de arquitectura, não fica pelos desfiles. É também quem confecciona seus figurinos no para os desfiles. “Todos os anos, desenho os meus figurinos. Pego em uma roupa da ala que vou ser destaque e idealizo o meu traje e depois sento com a minha mãe e o confeccionamos”, revela a jovem que seu maior prazer em confecciona-los é chegar a avenida e ver o deslumbre das pessoas com o resultado final.

Joina 5Para o desfile da escola de Samba Tropical, Joína vai receber o traje completo da referida escola, ganho com o concurso, entretanto garante que vai acompanhar a confecção de perto para poder opinar sobre o mesmo. Ainda em relação ao concurso Joína Lekhrajmal recebeu, também, como prémio seis meses de ginásio grátis.

Recentemente, a nossa entrevistada, esteve no Congo com o grupo carnavalesco, campeão 2015, Vindos do Oriente para abertura da 11ª edição dos Jogos Africanos. Falando desta experiência, reconhece que foi uma experiência gratificante, muito mais sendo por apresentar o Carnaval de Mindelo, através do Vindos do Oriente para a população do Congo.

“Foi bom conviver com pessoas diferentes, muitos até nunca viram o carnaval e ver a forma como ficaram admirados com o que viam, pessoas com pouca roupa pelas ruas, demonstrando a alegria que é o carnaval”.

Além do carnaval, actualmente,  Joína Lekhrajmal estuda o 3º ano de arquitectura na universidade Jean Piaget. Trabalha na empresa Staff Promo na promoção de produtos e eventos e é amante/praticante do desporto.

Fotos: Tchitche Lima – PhotoGira

  1. Djê Guebara

    Sigas com tu sonho criola linda de nha terra. Porque el òptimismo è a força motriz para triunfar, por esso que no luta no triunfa. Vivas tu vida sem medo, emfrenta todos os obstàculos e demostras que podes superalos. Desde da Florida u.s.a. saudações fraternais. Djê Guebara.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.