No campo da Belavista Ginástica é Vida

30/11/2015 08:16 - Modificado em 30/11/2015 08:16
| Comentários fechados em No campo da Belavista Ginástica é Vida

ginasticaO campo de futebol da zona da Bela Vista em São Vicente tem sido um espaço utilizado para a prática de exercício. A Associação “Ginástica é Vida” conseguiu mobilizar várias pessoas de todas as faixas etárias para a prática de exercício. De acordo com um dos responsáveis, o projecto tem-se desenvolvido num bom ritmo e já conta com cerca de 120 elementos e três monitores. As actividades decorrem de segunda a sexta-feira das 19 horas às 20 horas e trinta minutos.

Nos últimos anos, a população cabo-verdiana tem vindo a preocupar-se com o seu bem-estar físico, psicológico e mental. A prática de exercício físico tem sido cada vez mais um hábito dos mindelenses.

A Associação “Ginástica é Vida” é um projecto que tem vindo a conquistar um grande número de pessoas para a prática do exercício físico. A funcionar desde 2010 por iniciativa de treinadores, alguns já ausentes do país, actualmente com três monitores formados, cerca de cento e vinte elementos pertencentes a vinte zonas da ilha de São Vicente, a prática de exercícios físicos acontece de segunda a sexta-feira no campo de futebol da zona da Bela Vista.

O objectivo do projecto é levar as pessoas a exercitarem e a manterem o corpo saudável. Para além disso, o grupo tem em curso projectos sociais como a recolha de materiais escolares e a doação a escolas carenciadas.

Para Zenga, um dos responsáveis e monitor do projecto “Ginástica é Vida”, uma das maiores preocupações dos monitores é fazer com que os exercícios físicos sejam realizados de forma correcta, monitorizada e controlada no sentido de evitar lesões e outras complicações.

Com o surgimento de um grande número de pessoas com objectivos distintos, os responsáveis foram obrigados a fazer uma divisão em três grupos: musculação, perda de peso e manutenção física. A concretização dos objectivos dos elementos é a grande motivação para os monitores.

A associação conta com elementos de várias idades, desde os 14 aos 57 anos de idade. Djêdjê uma mulher com cerca de cinquenta anos que reside na zona de Pedreira, diz que há cinco anos que pratica exercício físico no campo de futebol da Bela Vista.

A rotina é de segunda a sexta-feira. Questionada sobre a sua evolução, a mesma considera que os seus objectivos estão sendo alcançados, pois era uma mulher acima do peso, teve problemas de saúde e com a prática do exercício conseguiu perder muitos quilos e, neste momento, sente-se mais leve, mais ágil, com maior auto-estima e bem-estar.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.