Sofia Reis prepara-se para o Open Marrocos

25/11/2015 07:48 - Modificado em 25/11/2015 07:48
| Comentários fechados em Sofia Reis prepara-se para o Open Marrocos

sofiaSofia Reis, jovem cabo-verdiana natural da ilha de São Vicente, prepara-se para o Open G1 em Marrocos que se realizará nos próximos dias 28 e 29 de Novembro. A atleta de taekwondo diz-se preparada para enfrentar as adversárias na categoria -67kg que considera um grande desafio.

O torneio deste final de semana, o Open G1 de Marrocos, atribui dez pontos no ranking mundial para o primeiro classificado. Uma competição que vai contar com a presença dos participantes do Pan-africano, ocorrido no passado mês de Setembro.

Ao NN, a atleta que ocupa a posição 68 no ranking mundial, diz estar ciente do que lhe espera nos próximos dias, o que não invalida a confiança na sua prestação, visto que tem “trabalho duro” para este fim, principalmente porque é uma preparação para a qualificação mundial 2016.

“Desta vez vou subir de -62 para -67 kg, porque compito na categoria olímpica dos -67. Esta subida vai implicar combater adversárias maiores do que eu, o que vejo como um obstáculo que conseguirei ultrapassar”, afirma explicando que também pode calhar uma atleta mais pequena, o que vai depender do sorteio na competição.

A concorrente afirma, no entanto, que poderia estar mais aliviada quanto ao mesmo, se tivesse participado no Pan-africano, pois por regra da competição, “constroem uma árvore de competidores onde os que têm menos pontos no ranking são colocados em competição com os topo da lista”.

Apesar de não ter participado no Pan-africano, o que a prejudicou quanto à posição no ranking mundial, a atleta diz estar ansiosa por conhecer as adversárias que estiveram no Pan.

De referir que Sofia ficou fora do Pan-africano, não por falta de qualificação mas sim porque a Federação Cabo-verdiana apoiaria apenas as atletas com bolsa (como é o seu caso) mas não os treinadores e, na impossibilidade de ir com o treinador, Sofia ficou fora daquela competição.

A atleta representante nacional na modalidade encontra-se nos EUA desde Dezembro de 2014 quando ganhou a bolsa de solidariedade olímpica, bolsa que oferece ao atleta 1000 dólares mensais para investir na sua carreira, independentemente da modalidade.

Desde então, a jovem de 21 anos prepara-se para o “grande momento”: a qualificação para os jogos Olímpicos de 2016 no Brasil. Enquanto isso, participa nos diversos torneios onde garante ganhar “bastante experiência”.

Sofia Reis começou a representar Cabo Verde em competições internacionais em 2011. Quatro anos mais tarde, ganhou a medalha de ouro no primeiro campeonato nacional de taekwondo. Ainda em 2014, trouxe para o País o bronze do Open da Tunísia. Além de conquistar pontos permitindo-lhe entrar no ranking africano e mundial, foi distinguida com a taça fairplay no Campeonato Africano em 2014.

Recorda-se que a primeira medalha de ouro internacional da representante cabo-verdiana foi conquistada no passado mês de Março no ‘The 8th Yong In open Taekwondo championship’. Até ao momento, a jovem já conta com 7 medalhas de ouro, 3 medalhas de prata e duas de bronze.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.