Suelma Gomes prepara-se para lançar o seu primeiro livro de gastronomia

25/11/2015 07:42 - Modificado em 25/11/2015 07:42

SuelmaSuelma Gomes, jovem cabo-verdiana formada em Gastronomia, prepara-se agora para lançar o seu primeiro livro gastronómico. Um livro que não pretende ser apenas cabo-verdiano mas de África, pois contempla receitas africanas.

Em conversa com este online, a jovem conta que o livro que tem lançamento previsto para Maio de 2016, contém cento e doze receitas com pratos diversificados, criados e testados por ela num pequeno estabelecimento que possui no centro da cidade, mais propriamente em Alto São Nicolau.

“O meu livro contém 112 receitas minhas, acompanhadas por fotografias dos pratos. É um livro diversificado mas com grande destaque para os legumes e hortaliças, produtos pouco utilizados em São Vicente a não ser em casos específicos, nomeadamente cozidos, catchupa, caldos de peixe e/ou sopas”, explica reforçando que, com isso, pretende mostrar que é possível utilizar legumes em tudo.

O referido livro, cujo nome ainda não é definitivo “Cabo Verde na África, bom gosto”, devido à não aprovação dos patrocinadores, foi idealizado, em parte, após uma viagem à ilha vizinha (Santo Antão), onde a nossa entrevistada afirma ter tomado consciência de que aquela ilha possui tudo a nível gastronómico e que precisa ser um pouco mais explorada.

Após lançar o seu primeiro livro, a jovem empreendedora sonha abrir uma escola de gastronomia no País para ensinar a todos(as) os(as) interessados(as) tudo o que aprendeu no curso e nas diversas formações realizadas ligadas à área.

Ainda em relação a formações, Suelma conta que pretende prosseguir nos estudos e aprender mais, fazendo um mestrado na área. Um passo que já tem Fevereiro como data de início. “Vou iniciar o meu mestrado em gastronomia no próximo mês de Fevereiro na Suíça. Inicialmente a minha mãe receou que não me aceitassem, mas consegui uma vaga para minha felicidade”, conta.

Enquanto isso não acontece, Gomes cuida do seu espaço aberto há um ano em Alto São Nicolau, o “Bom Gosto” que considera ser o seu “bichinho de estimação”.

“Abri as portas do ‘Bom Gosto’ há cerca de um ano, com pratos cabo-verdianos e produtos essencialmente naturais, desde sucos, chás, entre outros. No meu espaço, procuro marcar a diferença com pratos pouco usuais no Mindelo e Cabo Verde”, explica reforçando que o “Bom Gosto” é muito conhecido pelo cuscuz de banana, pastéis de milho, banana flambé entre outros.

Além de oferecer pratos tradicionais, o “Bom Gosto” mostra aos turistas como fazer, mais precisamente, o processo preparativo da catchupa. “É habitual receber muitos turistas enviados pela agência Aventura e confecciono pratos alemães e franceses, mas o ponto principal é mostrar como se faz uma boa catchupa”, explica afirmando que há quem tire apontamentos do processo

Suelma Gomes, enveredou pela área gastronómica, segundo conta, por influência de uma tia materna. “Comecei a lidar com a cozinha aos 18 anos, confeccionando pratos diferentes para os meus amigos, tudo o que aprendia com a minha tia, especialista na área”. No entanto, a nível profissional, foi após a passagem pela Escola de Hotelaria na cidade da Praia (2009) onde fez o curso de Gastronomia, Restauração, Pastelaria e Culinária.

As formações não pararam por aí. Suelma complementou o curso em Portugal e, surgindo a oportunidade, foi para a Guiné-Bissau, terra natal dos pais, onde realizou mais três formações antes de voltar para Cabo Verde.

De volta ao arquipélago, seguindo a sugestão da mãe, leccionou pequenos cursos para o pessoal do bairro onde vivia, seguindo aulas no Centro de Emprego da ilha, um trabalho que “exigiu muita força de vontade”.

Em relação à gastronomia em Cabo Verde, Gomes é da opinião que o País ainda é fraco neste aspecto porque poucos entendem do assunto e existe pouca valorização do trabalho feito por um profissional da área.

  1. Força Jovem! sucesso nessa caminhada, bola pa frente.

  2. Força jovem!
    sucesso nessa caminhada

  3. Conheço a Senhora de vista há bom tempo, nos cumprimentamos uma vez ou outra

    com respeito, cordialidade e Morabeza, tinha boa impressão dela; Fiquei superiormente

    Morabe pela pessoa que redescobri nesta página. Felicidades a vocês todos.

  4. Carlos Silva - Ralão

    Caríssima Suelam, te desejo toda a sorte e felicidade neste teu empreendimento. Não passa deste fim de semana, irei lá com certeza provar um dos teus pratos deliciosos. Continuação de sucessossssssssssss…

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.