Serviço hospitalar no Baptista de Sousa ainda é caracterizado pela demora

12/11/2015 08:31 - Modificado em 12/11/2015 08:31

hospitalCom a aproximação do Dia Mundial da Saúde, 14 de Novembro, o NN esteve de visita ao Hospital Baptista de Sousa para se inteirar da situação do atendimento naquela unidade, tendo em conta as várias queixas feitas por parte dos pacientes.

As queixas começam pelo Banco de Urgências e pelo tempo de espera para se ser atendido. Situação que, para muitos, se agravou após a entrada em vigor da triagem de Manchester, processo que dá prioridade aos casos mais graves assinalados com pulseiras vermelha, laranja e amarela e verde e azul para os menos urgentes.

Para algumas pessoas com quem o NN conversou, a triagem constitui uma boa acção, “pois os casos mais graves são atendidos de imediato, reduzindo os riscos de vida”. Entretanto, confessam ser um “martírio” para os que recebem pulseira verde ou azul.

Saindo do Banco de Urgências para os serviços de análises, as queixas aumentam desde a marcação à recepção. António Silva que vem de São Pedro considera inconcebível passar uma manhã inteira à espera para marcar análises, principalmente quando estão duas pessoas na marcação.

“Levanto-me cedo para poder chegar aqui a horas para marcar as minhas análises e ainda conseguir resolver outros assuntos na cidade, mas com esta demora é impossível. Pior não é esperar para marcar mas sim esperar um mês para o fazer”, afirma Silva que diz que vai ter de esperar até 3 de Dezembro para realizá-las.

Outro problema que dita a demora nos serviços hospitalares do HBS, é a espera para receber os resultados dos exames feitos, nomeadamente a biopsia. O NN tem conhecimento de pacientes que estão nesta espera desde finais de Setembro, quando o tempo limite é de cerca de 20 dias, segundo informações avançadas naquela instituição.

Questionado sobre o serviço de entrega deste exame, o NN ficou a saber que o hospital esteve em falta no que toca aos químicos bem como à máquina utilizada para a sua realização, pois esteve avariada.

Entretanto, foi garantido que até ao final desta semana, as biopsias feitas em Setembro serão entregues. “A partir desta sexta-feira os resultados das biopsias começam a ser liberadas. É um exame delicado, à semelhança de um ADN, pelo que exige calma e atenção”, afirmou o responsável quando foi apontada a data limite apresentada para a entrega.

Ao que tudo indica, a falta de reagentes constitui o maior problema daquela unidade. Informações recolhidas dão conta de que há mais de 2 meses que não se têm realizado análises de sangue como hemograma, FSH, LH e TSH, por falta de reagentes sendo os pacientes aconselhados a procurarem os serviços privados em caso de urgência.

  1. HBS Show Off

    Kel administração de HBS é só show off e luviandade. passam a vida ta passear e não resolve problema de hopsital. Um administradora intchada, sem alma humana. Uns directora que ca tem tempe pa nada. Cambada de gente despreparada pa gerir um hospital regional

  2. calu

    Isso é verdade. Esse Ca é dos piores que ja vi em toda a minha vida de funcionário público. Es e so txorod. Nosso hospital merece melhor

  3. ivanilda

    Hospital ca pode estod dote forma, gerid pa 5 incompetentes, 4 dondoca e um palermon cheio de maldade ta corre na veia. E nao so, um administradora com mania de decoradora el sabe so manda tra dinher de povo pal pode gastal na porcaria.

  4. texas

    Somente para fazer uma correcção ao jornalista: 14 de Novembro não é dia internacional da saúde mas sim de DIABETES.

  5. roxana a fofa

    Acontece q as medicas Geraes Samila Evora ,(alias Inocencio para despejar caminho, o q na jerga da JUSTIÇA PENAL e’ TRAFICO DE INFLUENZA) e a Conçeiçao Pinto ,somente estam interesada em acaparar chefias para sentirse importantes 🙂 , porem tem q prencher o sucesso professionai com aparencias e atrelado salario da nomeaçao TRAFICADA isso TRAFICADA pela INFLUENZA do papai , nao con formaçao nem estudos ,nem desempenho … motivos pelos quais
    naç tem capacidade nem vontade para Direcionar HBS . Tanto a Conceiçao Pinto como a Samila Evora NAO SAO ESPECIALISTAS COISISIMA NINHUMA sao Bluff
    elas nao tem DIPLOMA de ESPECIALISTAS nem de Portugal nem de Brasil !! Sorry
    Me aguardem ME AGUARDEM M-E A-G-U.A-R-D-E-N . minhas Fans !!

  6. Para roxana

    Onde posso achar teu diploma?
    Porque nao trabalhas nem no medicentro?
    Eu se fosse ela te colocaria um processo nas costas ai eu ia ver tu dancares
    Porque poes a tua mae a trabalhar e tu controlas o dinheiro dela?
    Porque tens tanta inveja dessas pessoas?
    Porque nao arrumas um homem em vez de ficares tu e tua filha a sairem com muitos homens e a fazerem vergonha a tua mae?
    Responde Roxana a fofa……..

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.