Condutores querem saber quantos grogues podem beber

16/08/2012 01:25 - Modificado em 16/08/2012 01:25

Os condutores que irão ao Festival da Baía das Gatas vão ser sujeitos ao controlo do álcool. Por isso, alguns já procuram a polícia para saber quantos cálices de grogue, whiskies ou cervejas podem beber sem atingir o limite permitido. Porém a PN deixa-lhes um recado: “vamos ser rigorosos, por isso se conduzir não beba”.

 

A Polícia Nacional dará tolerância zero aos condutores alcoolizados que transitarem para o Festival da Baía das Gatas. A lei do álcool vai vigorar nas estradas de acesso à Baía das Gatas, com a utilização do bafómetro. De modo que PN promete não dar trégua as condutores que conduzirem com uma taxa de álcool, no sangue superior a 0,80 mililitro.

Neste sentido, os condutores dizem-se satisfeitos com a decisão do Comando da PN, porque há vários anos que pediam a utilização do bafómetro durante o festival. Isto porque durante o festival, muitos condutores consumiam grandes quantidades de bebidas alcoólicas e esqueciam-se dos riscos de condução sob efeito de álcool. E que a polícia tinha dificuldades para controlar o álcool devido a inexistência desse aparelho em São Vicente.

Para Manuel Gomes, a história mudou de figura, com a promulgação da lei do álcool. Gomes, condutor de Hiace afirma que “É bom que sejamos submetidos a testes de alcoolemia, porque há vários condutores que se esquecem das suas responsabilidades e por ser um período de festa consomem mais álcool do que os próprios passageiros. De modo que o bafómetro vai implementar o civismo nas estradas de acesso à Baía das Gatas.”

Pedro Rodrigues e Celso Lopes partilham da opinião do colega, mas acrescentam que “podemos beber um cálice, mas não em excesso porque o festival é feito de alegria e não de mortes. Por isso quem estiver ao volante terá que respeitar a vida das outras pessoas, porque a PN já sensibilizou os motoristas sobre a lei do álcool. E agora quem passar por cima das normas vai sofrer as consequências”.

 

Dúvida

Mas este online sabe que alguns condutores estão com dúvidas sobre a utilização do barómetro, por isso procuraram a PN para receber esclarecimentos. De acordo com a PN a “alguns já estiveram nas nossas instalações a perguntar quantos cálices de grogue, whiskies ou cervejas podem beber durante o festival. Mas dissemo-nos que 3 a 4 doses dessas bebidas podem ser cruciais para ultrapassar a taxa de álcool superior ao permitido pela lei. E como o plano de controlo vai ser rigoroso dissemos que a melhor solução é conduzir sem recorrer ao consumo de bebidas alcoólicas”.

  1. Cidadao

    entao 3 ou quatro grogues cada volta à baia? cada dose 1/2*1/4, o que sabe!

  2. M L

    Nem 1 grogue Quem que te conduzi ka ta bibe Bon festival pa tude gente que ti ta ba
    assisti

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.