Quem é responsável pelo suicídio de Antónia na ala psiquiátrica do HBS?

9/11/2015 07:35 - Modificado em 9/11/2015 07:35

Hospital Baptista Sousa_2O suicídio que ocorreu no domingo passado na ala psiquiátrica do Hospital Baptista de Sousa em São Vicente veio despoletar a questão da segurança dos pacientes e pergunta-se como foi possível que alguém que tentou o suicídio em casa, ser internado para a sua segurança e comete o acto dentro da psiquiatria? Espera-se que a culpa não morra solteira e que a investigação traga respostas para evitar especulações.

A Direcção do HBS assegura que o caso do suicídio está a ser investigado, porém, este acontecimento está a deixar a sociedade em choque e alguns questionam sobre o grau de segurança nesta unidade hospitalar. Outras questões não querem calar e a internauta Manuela diz que “muitos casos acontecem no HBS. É pena que nada se resolve porque estão envolvidas sempre famílias que não sabem o que fazer nessas situações. Mas já é tempo de se responsabilizar alguém ou a instituição. Como é que permitem objectos como cintos numa enfermaria onde alguém pode tentar cometer cenas destas como a que aconteceu com a Antónia? É que mesmo que alguém faça alguma coisa, fica o dito por não dito e ninguém é punido ou responsabilizado. Será que o pessoal técnico está preparado para lidar com esse tipo de situação? Ou então não havia ninguém no serviço? Onde estavam os enfermeiros e o resto do pessoal? A dormir ou na internet? Também o serviço de psiquiatria é abandonado e não merece a atenção do CA”.

Todavia, as respostas ficam a cargo do HBS que ainda não se pronunciou para esclarecimento do público mas, enquanto isso, o NN sabe que a falecida Antónia do Rosário pertencia a uma família com poucos recursos económicos que precisou de apoio financeiro de amigos para comprar o caixão e realizar o funeral. Negligência é a palavra que muitos associam ao suicídio na ala da psiquiatria e Aline acrescenta que “espero que este acontecimento não caia no esquecimento, porque estamos a falar de uma vida e os familiares acreditaram que ela estaria segura com o internamento e merecem respostas sobre o que aconteceu. Assim como a sociedade que também é paciente do HBS e mais cedo ou mais tarde precisará dos seus serviços”.

  1. A falta de segurança aí, é gritante!!!
    Mencionamos o caso do mês de Janeiro/2015, em que deu entrada no HBS uma jovem, por nome de Silvestra Rocha Lopes, que ficou nas Urgências para observação, após ser informado aos familiares, que podiam voltar para vê-la no dia seguinte…
    No dia seguinte qual foi o espanto destes, é que ela foi levada para os serviços da psiquiatria… e indo ter com ela, verificaram que não tinha nenhuma condição de segurança aí…duas salas contiguas, duas portas adjacentes, para homens e mulheres… desesperados com aquele senário, em que dos seus, tiveram pessoalmente de retirar para fora homens com problemas mentais que teimavam em ficar aí junto das mulheres, recorreram ao enfermeiro para entenderem como funcionava aquele serviço … este disse que lamentava mas era um enfermeiro e um servente para cada turmo. A jovem ficou aí uma semana.
    Aquela situação era indescritível (…), pediram para falar com o médico e quando foi possível ele fez algumas perguntas e informou, apontando o quadro como “estado depressivo”
    Uma semana mais tarde ela foi levada aos serviços das Urgências do HBS… e estranho que parece é que enviaram-na para a Medicina urgente… onde veio a falecer.
    Causas da morte..: aparece: pneumonia e desidratação.
    Ela deixou três filhos pequenos para criar.
    Minha gente apelamos que… que alguém de direito faça alguma coisa.
    A saúde, a segurança, a dignidade das pessoas, devem ser levados em conta…

  2. roxana

    Este servicio deve ter mais enfermeiros . Enfermeiros tem muitos no DESEMPREGO !! Tal vez a falta de recursos humanos para atender e cuidar estos duentes levou a este desfecho fatal .. O mesmo Hospital reconhecio q tem falta de enfermeiros ,entao pq nao prenche toda esa carencia ?? Q foi ? Nao ha dinhero ? Pra enfermeiros ? Ahh pero para os OBCENOS SALARIOS das ” chefonas ” sim q tem !! Chefonas sem competencia pero sim com muita Cunha . Ahh pq foi enterrada sem fazer autocia como manda a LEGALIDADE a esta humilde Sra ?? RIP !!!!!!!!!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.