Líderes da China e de Taiwan vão encontrar-se pela primeira vez desde 1949

4/11/2015 08:04 - Modificado em 4/11/2015 08:04
| Comentários fechados em Líderes da China e de Taiwan vão encontrar-se pela primeira vez desde 1949

chinaOs Presidentes da China e de Taiwan vão encontrar-se no sábado em Singapura. Este será um encontro histórico, uma vez que será o primeiro desde 1949, ano da vitória comunista na China.

A notícia do encontro foi revelada por um porta-voz de Ma Ying-jeou, Presidente de Taiwan, que vai encontrar-se com Xi Jinping para debater formas de melhorar as relações entre as duas partes. A China, entretanto, já confirmou a reunião.

O encontro acontecerá numa altura politicamente sensível em Taiwan, que tem eleições marcadas para 16 de Janeiro.

O Partido Nacionalista de Ma Ying-jeou (pró-China) está em dificuldades nas sondagens, surgindo atrás do Partido Democrático Progressista (pró-independência e odiado pelo Partido Comunista Chinês).

Os nacionalistas liderados por Chiang Kai-shek fugiram para Taiwan após a derrota com os comunistas em 1949 e escolheram Taipé como a capital da República da China.

Desde então, Taiwan tem sido gerido como um Estado soberano, mas a República Popular da China considera que esta é uma província separatista que deve ser recuperada, pela força se necessário, especialmente se declarar a independência.

A República da China foi perdendo influência internacional perdendo o lugar no Conselho de Segurança para a República Popular da China.

publico.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.