Halloween: Festa das Bruxas ou mais uma desculpa para festejar

30/10/2015 08:20 - Modificado em 30/10/2015 08:20

hallowewnA data de 31 de Outubro é mundialmente conhecida como “O dia das Bruxas ou Halloween”, que é uma festa típica que acontece nos países anglo-saxónicos, com especial relevância para os Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos, sendo que não existe ao certo referências precisas de onde surgiram essas celebrações.

As bruxas têm um papel importante no Halloween. Não é à toa que o dia 31 de Outubro é conhecido como “Dia das Bruxas” em português.

Segundo várias lendas, as bruxas reuniam-se duas vezes por ano durante a mudança das estações: no dia 30 de Abril e no dia 31 de Outubro.

Em São Vicente, a data é mais um sinónimo de “farra”, de diversão, onde grupos de amigos se mascaram para ver qual é o mais assustador, dando vida a uma movimentação de figurantes mascarados como se fosse o Carnaval.

Falar do dia das bruxas em São Vicente e não falar da boémia desta ilha é mesmo um pecado. Acontece que, todos os anos, no dia 31 de Outubro, data que faz referência ao evento, restaurantes, discotecas, promotores de eventos, grupos sociais e amigos resolvem comemorar a data com um “brilho assustador”, promovendo durante dias o esperado acontecimento.

A festa das bruxas é o maior acontecimento do mês de Outubro em São Vicente, em termos de diversão, como acontece todos os anos.

Um destes eventos é o Drácula, promovido pela empresa organizadora de eventos, Deventos Lda, que acontece no armazém abandonado ao lado da Escola Técnica do Mindelo. Para além deste, há também o baile de máscaras na Casa da Morna, o Mindel NightParty no espaço OtLevel promovido pela Walt, o HalloweenParty no clube Amarante promovido pela Swag eventos, o HappyHalloween no Caravela Night Club, com prémios para os melhores trajes.

No dia 31, Mindelo será a cidade que não dorme. A oferta de diversão na cidade torna-a pequena para tanta procura e poucos lugares para desbravar, independentemente do tema, não importa quem, onde e o local, o que interessa é que o apelo é grande e com a massa universitária e não só, a procura de diversão e a escolha é grande.

Segundo conta a lenda, no “Dia das Bruxas”, as bruxas chegavam em vassouras voadoras e participavam numa festa chefiada pelo próprio Diabo.

Elas atiravam maldições e feitiços sobre qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo o tipo de transtorno.

Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar as suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!

  1. roxana

    Ate q finalmente encontre a minhas Fans !! Estan igualsinha ao natural .Peço disculpa pela minha ausencia ,estive dando una voltinha por o Jornal A Semana .on line , tenho certeça q me oiarom por la’ 🙂 🙂

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.