Juntar a cultura com a saúde  para adquerir um  mamográfo para o HBS

27/10/2015 15:06 - Modificado em 27/10/2015 15:06
| Comentários fechados em Juntar a cultura com a saúde  para adquerir um  mamográfo para o HBS

IMG_20151026_180239Rotary Club do Mindelo promove durante esta semana no Mindelo, uma semana cultural no Palácio do Povo, com objectivo de angariação/mobilização de recursos financeiros, para apoiar o Hospital Baptista de Sousa na aquisição/instalação de um mamográfo e sua inerente formação para utilização e manutenção do mesmo.

Com exposições de pinturas de Evarista Fernandes (Ritinha) e fotografias de Hélder Lopes (Doca), a organização do evento apela a sociedade a participar no evento de luta contra o cancro.

A exposição de pinturas de Ritinha intitulado “Entre lá e cá” fala sobre histórias de vida de Cabo Verde, como explica a autora. “Está relacionado com vivências e as minhas viagens, emoções, ou seja tudo um pouco de Cabo Verde”. “A exposição é especial porque a finalidade é a venda dos quadros para ajudar o HBS na aquisição do mamográfo, que é o equipamento essencialna prevenção do cancro da mama”, realça Ritinha.

 “Mindelo- Quando as ruas estão quase desertas” é o nome da exposição de fotografias de Helder Lopes. “É um trabalho que já algum tempo tem vindo a ser feito, apesar de estar expostas aqui apenas 15 fotografias,  ainda não está fechado”. Sobre a finalidade da exposição o fotógrafo garante que “geralmente quando fotógrafo não penso qual será a sua finalidade, fotógrafo em serie e vão tomando o seu rumo”. “Por exemplo a hora que fiz estas fotos é quando a cidade está quase deserta, quase fantasma, que é nos domingos de manha e por volta da uma da madrugada durante a semana”. As fotografias mostram o dinamismo da cidade quase a ser desertificado.

Durante o arranque da semana cultural, a presidente do Rotary Club Mindelo, Fernanda Vieira explica que a Rotary decidiu juntar a cultura com a saúde, como forma de mobilizar recursos para a aquisição do mamógrafo no HBS, que abarca não só a ilha das montanhas, também todo o norte de Cabo Verde.

“Este é o inicio,  porque trata-se de um projecto de valores elevados, e contamos com a parceria de todos.Arrancamos esta semana com esta exposição. Encontramos pessoas de boa vontade no campo da cultura por isso estamos a iniciar exactamente no Palácio do Povo com esta exposição de pinturas e fotografias”, explica Fernanda Vieira.“São exposições venda, e doação. Estes artistas decidiram oferecer ao Rotary alguns trabalhos para leiloar-mos e da sua venda, uma parte  também ira reverter para os fundos que serão mobilizados para a aquisição do mamógrafo do HBS”.

A exposição encontra-se patente durante toda a semana. A organização apela as pessoas a assistir a exposição, que estará aberta das 9h da manhã ás 20h interruptamente e na quarta-feira acontece o lançamento do livro de Osvaldo Azevedo, “Regresso à Vila do Vale”, acompanhado da projecção de um documentário, no jardim do Palácio. “O fruto da venda do livro parte irá reverter para esta causa e temos o momento alto, na sexta-feira com um  jantar gala beneficiente com  a presença do Presidente da República e da Primeira Dama, seguido de uma parte cultural com vários artistas solidários”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.