PAICV regozija com baixa da taxa de pobreza

21/10/2015 07:54 - Modificado em 21/10/2015 07:54

casalata (06)Joanilda  Alves, deputada, do PAICV mostra-se satisfeita com os resultados apresentados pelas Nações Unidas que mostram que Cabo Verde é o país Lusófono que mais reduziu a pobreza crónica. “Estes excelentes resultados fazem com que o país tenha cumprido as metas do milénio em relação a esta questão. E é o resultado das políticas concertadas e acertadas do Governo no domínio da saúde, da subnutrição e segurança alimentar”, refere  Joanilda Alves.

A mesma considera que estes resultados são consequência de “avultados investimentos durante os últimos 15 anos e que o índice de desenvolvimento continua a registar avanços”.

A deputada  prefere manter a confiança “numa instituição de confiança” e não comentar as leituras que a oposição faz sobre o mesmo assunto.

Mas, num outro ponto das comemorações, o Presidente do Instituto Nacional de Estatísticas, António Duarte, falando sobre os vários pontos de vista de diferentes instituições sobre a redução da pobreza no país, considerou que “a diminuição é real” e que a taxa de pobreza no país se situa nos 26 por cento. No entanto, fala da dificuldade em actualizar as informações sobre a pobreza no país.

“O assunto da pobreza é uma área onde temos dificuldades em realizar operações para produzir dados em Cabo Verde. São precisos recursos financeiros avultados, mais de três milhões de dólares e não temos recursos para realizar esta operação”.

No Dia Internacional das Estatísticas, o Presidente do INE pede previsibilidade em termos de recursos no orçamento da instituição. E defende que com uma previsibilidade financeira poderia preparar a produção do estudo “tão importante” como saber o nível de pobreza no país.

  1. DiPraia

    Segundo o presidente do INE, dado ontem numa intrevista, os dados sobre a pobreza datam de 2007

  2. cv

    ESSE RESULTADO ESTÁ MAL FEITO COM MPD/PAICV, NÃO TEM IPOTS

  3. cv

    COM A CAMARA DA PRIA A SUFOCAR COITADOS VOCES ACHA QUE A POBRESA ESTÁ DIMINUIR? DIAS ATRAZ ASSISTE GUARDAS DE CAMARA A DISTRUIR AMA CASA DO COITADO TÃO POBRE.

  4. Julio Goto

    …a pobreza tem diminuido em Cabo Verde , isso nao quer dizer que o caminho escolhido e CERTO.
    Sem cana sacarina aumentaram a producao do AGUARDENTE que em si arrebatou a vida de muitos jovens .
    Mais de 20 % dos doentes trados nos hospitais de Cabo Verde sao alcoolicos.
    Sem trabalhlo o suicidio aumentou em Cabo Verde .

    Lei da SELVA o mais forte sobrevive, o cuitado que se lixe morre ou mata-se.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.