Primeiro-Ministro inaugura sistemas hidroagrícolas no interior do Porto Novo

19/10/2015 08:11 - Modificado em 19/10/2015 08:11
| Comentários fechados em Primeiro-Ministro inaugura sistemas hidroagrícolas no interior do Porto Novo

hidroelectricaAs localidades de João Bento e Ribeira dos Bodes em Santo Antão, Porto Novo, já contam com sistemas hidroagrícolas que foram implementados no quadro do projecto água para a rega do Concelho do Porto Novo.

Financiado pelo Fundo do Ambiente em 46 mil contos, o projecto abrange ainda as localidades de Chã de Norte e Martiene, o que vai permitir novas áreas de cultivo e, consequentemente, um aumento da produção agrícola nessas localidades.

De acordo com o Presidente da Associação de Desenvolvimento da Ribeira dos Bodes e de João Bento, Jailson Monteiro, os dois projectos vão possibilitar muitas famílias a libertarem-se da pobreza, conforme explicou à RCV.

“Foi um grande investimento que o Governo optou por fazer na nossa zona”, realça Monteiro que contabiliza cerca de 312 pessoas, onde residem 57 famílias. “O projecto chegou em boa hora, uma vez que muitas famílias vão ter a possibilidade de sair da pobreza”.

Em reconhecimento do projecto, a Presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Rosa Rocha, garantiu à população que já não vai ter necessidade de se deslocar para a cidade, já que poderá produzir na própria localidade evitando, deste modo, alguma contrariedade.

Rosa Rocha ainda fez saber que o projecto era uma aposta da autarquia que pretendia investir nestas comunidades que, de agora em diante, têm a possibilidade de trabalhar nos seus terrenos.

José Maria Neves considera “um grande projecto” para o povoado de João Bento, porque segundo ele, já possuem água e esta será “bombada” pela energia solar, realçando o facto de o seu Governo pensar no cidadão, nomeadamente, na resolução dos seus problemas, “o que lhes permite viver melhor e sair da pobreza”.

Cada sistema integra um furo equipado por painéis solares, reservatórios e rede de adução que disponibiliza água para a rega, um projecto para os dois povoados pensado para resolver o problema do desemprego e da pobreza.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.