Alexandre Borges, José Vila-Nova e Ariel Benitez ouvidos pelo Tribunal de São Vicente

15/10/2015 18:36 - Modificado em 15/10/2015 19:13

tribunal mindeloApenas três dos seis arguidos envolvidos no processo “ Perla Negra” foram ouvidos na manhã desta segunda feira. Os arguidos Alexandre Borges, Ariel Benitez negaram qualquer envolvimento nos casos enquanto que José Vilallonga se limitou ao silêncio. Após quatro horas de audição, o julgamento foi interrompido e deveria ter continuidade ainda esta tarde ás quinze horas.Os seis arguidos envolvidos no caso “ Perla Negra” começaram a ser julgados pelo Tribunal de São Vicente sob forte segurança. A secção do julgamento iniciou por volta das nove horas.

Os três arguidos, José Prats Vilallonga, Alexandre Borges e Ariel Benitez estão sendo acusados de tráfico de droga de alto risco agravado, associação criminosa, lavagem de capital, detenção e porte de armas.O arguido Alexandre Borges, conhecido por “Xando Badiu”, foi o primeiro a ser interrogado pelo 1º Juiz da Comarca de São Vicente, tendo este negado qualquer envolvimento no caso alegando que apenas foi fazer um frete a pedido de um sujeito por nome de “Arold” com quem negociava uma viatura e que lhe pediu para carregar cigarros. O mesmo diz não ter conhecimento da droga pois veio a saber quando foi informado pelo seu advogado.

Contudo, transportou os sacos contendo a droga que ficou de entregar à porta das Finanças em Mindelo. Xando Badiu nega conhecer o José Vilallonga e o Patrick Komarow, disse  que é  amigo do Ariel há cerca de 10 anos, isto devido a relações de amizade através do seu negócio de comerciante.Questionado sobre a proveniência das “armas de guerra e munições” encontradas na sua residência, o arguido alegou  que as  adquiriu por  trinta mil escudos, através de um homem que disse  que as  encontrou num saco na zona do Lazareto.

O arguido José Vilalonga limitou-se ao silêncio, enquanto que Ariel Benitez negou a prática do crime que vem acusado dizendo nunca ter estado envolvido com qualquer negócio de drogas e que o dinheiro que se encontrava no seu poder era proveniente das actividades que exercia em Cuba.Ariel Benitez afirma que no dia da apreensão  encontrava-se  na zona de Salamansa juntamente com o outro arguido, Patrick Komarow e que devido a problemas familiares, convidou o amigo, que terá conhecido dias antes da apreensão, para pescarem como forma de fugir dos problemas que tinha em casa.O mesmo avança que na praia terá avistado um vulto e que parecia ser uma pessoa embriagada, dai que se aproximaram para saberem do que se tratava. Ao aproximarem do local depararam com algumas bolsas colocados uma em cima das outras e resolveram abri-las para verem o que se tratava. Sem se perceberem do que se tratava, mas cientes de que não seria algo bom, resolveram ligar para a polícia através do 132, mas estes não atenderam. Contudo ficaram sem bateria no telemóvel, assim colocaram os volumes no carro e puseram á caminho para entregar a Polícia o que tinha sido encontrado.

No caminho foram interceptados pela Policia Judiciária que lhes imobilizaram e os agrediram, sem que tivessem oportunidade de explicarem o que teria acontecido.

A droga foi deixada numa praia de Salamansa por um iate que vinha da América Latina e tinha como destino a Europa. Foram ainda apreendidas duas metralhadoras G3 FMP, duas pistolas e um revólver de pequeno calibre e 320 munições de diferentes calibres.

O  processo Perla Negra culminou com a apreensão de 521 quilos de cocaína e  a detenção seis pessoas  sendo José Prats Vilallonga, Carlos Ortega e Juan Fernandez Bustos, Ariel Benitez, Alexandre “Xand Badiu” Borges, Patrick Komarow.Os seis arguidos envolvidos na  operação denominada ‘Perla Negra’ estão presos na Cadeia de São Vicente desde o passado mês de Novembro e incorrem uma pena que vai de quatro aos doze anos de prisão.

  1. lopes

    o valor em dinheiro 11mim contos e as joias já nao fáz parte da noticia…para onde vai os béns confiscados,,,,. nesse tipo de crimes ai os julgamentos torna«se uma brincadeira,, 1Ano de prisao transforma em 1Dia……

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.