Emigrantes cabo-verdianos vão oferecer uma máquina de diálise ao HBS

15/10/2015 08:32 - Modificado em 15/10/2015 08:32

maquina dialiseUm grupo de emigrantes cabo-verdianos residentes em diversos países mobilizaram esforços e conseguiram uma máquina de diálise e pretendem disponibilizar o instrumento ao Hospital Baptista de Sousa.

Numa altura em que a Ministra de Saúde, Cristina Fontes, anuncia ter mobilizado recursos para melhorar as condições do Hospital Baptista de Sousa e a aquisição de uma máquina de diálise para o hospital, um grupo de emigrantes cabo-verdianos preocupados com as condições de saúde, quis angariar recursos e conseguiu uma máquina de diálise e pretende oferecê-la ao HBS em São Vicente.

António Firmino que dá voz ao grupo de emigrantes solidários, adianta que o objectivo passa por minimizar a falta de condições do hospital e garantir um melhor atendimento aos doentes e diminuir os custos com as despesas com viagens para a ilha de Santiago e para fora do país.

Trata-se de uma mobilização de cabo-verdianos espalhados por diversos cantos do mundo, no sentido de diminuir as preocupações com a saúde no país. António Firmino acredita que o equipamento deverá ajudar vários cabo-verdianos numa era em que os custos com a saúde são bastante elevados.

O mesmo garante que os contactos com a Embaixada estão encaminhados e que deverão iniciar também contactos com o Ministério da Saúde para melhor saberem o que deverá ser feito.

  1. Aedes Aegyptis

    O HBS tem que ser melhor cuidado, pois, é de todos nós. É basta visitar alguém no hospital para tomarmos consciência do estado de degradação contínuo do edifício e equipamentos. É certo que o país é pobre, mas uma boa gestão (por objectivos) consegue minimizar a degradação/depreciação natural que lhe é inerente. No que concerne aos cuidados médicos, há que ressaltar que temos sim bons médicos, enfermeiros e técnicos, mas, infelizmente estes são uma minoria. A maior parte faz o mínimo, uma vez que não tem nenhuma sensibilidade para com as questões relacionadas com a saúde pública. Outrossim, há que dizer e assumir descomplexadamente que a gestão do HBS, quer em termos clínicos, quer em termos técnicos (gestão corporativa), nunca primou pela excelência, o que não significa que não haja gente competente para isso. Simplesmente, e por vontade superior (sobretudo política), os lugares certos não tem sido ocupados pelas pessoas melhor habilitadas. Por fim, não podia deixar de abordar a questão salarial. Não obstante o país ser pobre, os profissionais de saúde recebem muito mal, comparativamente à outros quadros da administração pública e do sector empresarial do Estado. No entanto, acredito e continuarei a acreditar que temos todas as condições para ter um hospital de referência não só no pais, mas como também na nossa sub-região (África Ocidental). Para isso, é basta haver vontade política (investimento em equipamentos e na formação on-job; despartidarização da gestão; aposta na competência – premiar o mérito; remuneração compatível). É basta pensar… se uma clínica privada, que tem muito menos recursos financeiros e técnicos do que o estado de Cabo Verde, consegue prestar um serviço de excelência aos seus utentes, o HBS só não o consegue prestar devido a má gestão. O principal problema deste país é a gestão, que independentemente de partido que estiver no governo, sempre foi politizada e partidarizada.

  2. benvindo

    hahahaha, deveriam ter citado a fonte não é, porque eu sei onde ouvi esta notícia.

  3. roxana aguilera

    miolos para gerir a SAUDE PUBLICA na CV .!!! Alguem pode RESUMIR qual e’ a remodelaçao do HBS q a MS falou ,alem da Dialisis e mamografo Z ZZ z z z z ? Alguem pode explicarle q quando um pais tem pocos recursos HUMANOS e TECNICOS ,deve atuar sobre as prioridades ,realidades e capacidades para RESOLVER MAIS com MENOS ex : a MS falou de “cirugia de columna”(?)!!!!!!! a q cirugia el referese ? Ela fala de instrumentaçao x ,escoliosis ? !!!!! Sra esso e’ GRANDES Cirugias q requer grandes recursos !! e sao menos os duentes demandantes Por acaso esta falar de Hernia Discal ? Esso e’ campo de Neurocirugia !!!!.Este pais necessita EQUIPO de MINIMO Acesso para Cirugias muito frecuentes como Vesiculas B ,apendicitis , RTU-Prostata !!! Qx q estadisticamente sao mais frecuentes !!! , ! Eu voi a pedir ao Padre , para perdoar o q fala .Pergunte aos Especialistas as necesidades basicas ,els tem a palavra ..
    A proposito qual e’ seo Mestrado ? Onde fiz ,q pais o online ?

  4. roxana aguilera

    A ver se ofrencem ao HBS um equipa de Gasometria para atender doentes com problemas respiratorios e Diabeticos descompensados e a Cristina traze Especialista en Endocrinologia e Pneumologia . Sendo q a 2da causa di morte e’ insuficiencia respiratoria e os diabeticos os q ten mais riesgo

  5. roxana aguilera

    Porra ,… estan perdidas minhas fans!!!!!!

  6. Roxana mi amore

    Roxana e voce onde se formou??? pelo que sei voce é um BLUF como médica, onde esta o site??? porque nao trabalhas??? nem medicentro???? Roxana Roxana voce sabe de tudo mas eu sei mais, sabe qual a nossa diferença??? eu estou perto de voce, vai trabalhar naoooooooooooooooooooooo ROXANA GOSTA DE POR SUA MAE A TRABAJAR E VIVER AS CUSTAS DELA KKKKKKKKK voce é inteligente com sua idade dependendo de sua mama e tambem su hija esta seguindo el meismo caminho, beijos no ombro!! ops um conselho devias ser jornalista dos blufssssss kkkkkkkk amoro plateia cheia aguardemos cenas dos proximos capitulos com Roxana Aguilera a mulher que nao faz nada mas vai salvar el mundo

  7. Roxana mi amore

    Amiga Roxana nao tens atacado o HBS estes dias ou andas ocupada investigando ou será melhor dizer calada devido a um grave erro que teus amigos vizinhos cometeram???punçao lombar sem uma fundoscopia levando a coma e morte cerebral!!!!! amiga os mais errados estao mais pertos de ti, agora fala amiga mia eu ADORO PLATEIA CHEIA….beijos ah soube que quando fazias urgencias no HBS nem os enfermeiros faziam a medicaçao que mandavas fazer nos pacientes pois até eles te achavam BURRA tao burra mas tao burra que nem um paracetamol sabias prescrever….ainda bem que correram contigo pois caso contrário já tinhas matado metade do mundo….beijinhos amiga sonhos rosa se puderes

  8. roxana aguilera

    Oia !!! As Falsas e fraudolentas Especialistas são mesmo fiel ,jajajajajajajjaja
    ahhhhhjajajajjajaja A ” Exma Diretora “Dra Jr alem de não ser especialista coissisima ninhuma consiguio “bolsa para medicina no brasil pelo TRAFICO de INFLUENZA do Pae !! A Senior nao vai disfrutar da aposentaduria pq nem as MOSCAS vao a consultorio jajajaja como tambem o da “mascota” .!!! A Cunha pode garantir um lugar de trabalho e no papel dizer “especialista” mais o DESEMPENHO esse….. so’ com miolos ,coisa q sua cachola nao possee , Sorry !!! Passan a perna a os duentes .,vivem de passar a perna aos inocentes duentes ,vivem ,enganando sem piedade seo POVO , com o aval de mediocres q aceitan entrarem na troca de favores . Como a conceiçao onde era LEUCEMIA ,coloco :” Diagnostico Inconclusivo “!!!! Chegan longe com a MENTIRA .Isso deixa a pessao KIMBA !!! Quem vive da mentira ,morre de DESILUÇAO : Especialistas so’ Blufff …. Agora a pos cumprimentarles dormire como um pedra :)…

  9. Responde

    Oh Rox tu nunca respondes as minhas perguntas e duvidas, assim fico magoado……ou será que estas me dando esquivo como se diz kkkkkkkk, Roxana a mukher que esta velha e VIVE AS CUSTAS DE SU MADRE kkkkkkkkk, eu sou teu fã es tao burra e mal amada alem de amarga e Feia que eu tenho que te amar, de ti só tenho pena , beijinhos e olha reza muito para que apareça um homem na tua vida kkkkkkkkk, beijos hoje nao estas nada creativa nem me respondeste do caso que acima mencionei ou vais fazer de comta que nada aconteceu punçao sem fundoscopia hipertensao intracraneana= morte?????L !!!!!!!!

  10. roxana aguilera

    Oia as GALINHAS dandose de exper !!! Enquanto dormen cedo ,nacen pintinhos !!!
    O Tempo nao se recupera e voces perderom parte de suas vidas “prezadas”.Seniors amargadas e pre-seniors deprimidas Sorry ,!! Conselho : conozcan un MACHO cubano ,uno solo ….. nao falaran azneira 🙂 🙂 LOL Povo pequeno TODO se sabe ,TODO !!

  11. roxana aguilera

    Ao ceu chegase x 2 vias : – os q acreditan na vida alem da morte ou – como os ATEOS Viajando em tamanho “cohete” ao Ceu ,oia o benestar e’ GALACTICO !! Como.. ? Marido ? Ahh.nao !!! ter “marido” nao garantiza tal estado de Stasis ,e’ necessario querer ser FELIZ ,ten q escolher a FELICIDADE ou AMARGURA ,nao podese ser Feliz AMARGADAS !!! .Recomiendoles a 2 via para q se quiten toda esa AMARGURA 🙂 🙂 .Se querem saber de minha vida ,mandem um PAPARAZZI tras de mi ,estoi adorar a idea . LOL !! SIGLE em promoçao : FALSAS ESPECIALISTAS :Samila,Sandra,Odete e Conceoçao Pinto . Coitado o povo ,os duentes no HBS !!!

  12. roxana aguilera

    Ahh , de PIC aumentada querem saber ou q ,as sabichonas ? Para quando no fundo de olho aparece Papiledema , a muito (antes) q a PIC aumento ,existe compensassao inicialmente (tarefa de estudo para vcs ) por tanto nao esperes q o pailedema aparezca para falar de PIC aumentada ,ten outros sintomas a ter enconta e ponderar RISCO /BENEFICIO ,caso tenha um oftalmologo q nao acuda as urgencia como a Senior de bo mae ,podes fazer a punçao com precauçao em posissao de decubito e agulha di punta de lapiz auxiliandote do PPC = PIC- MAP .. Nao esta protocolado no mundo fazer Fundoscopia antes de fazer PL !!! ,nao e’ contraidicaçao ABSOLUTA auxiliate da CLINICA a HMD !!! Quando e’ obvio a PIC aumentado offcorf q nao podes pinchar NADA .

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.