Recenseados apenas 1566 eleitores

11/04/2012 07:50 - Modificado em 11/04/2012 15:38
| Comentários fechados em Recenseados apenas 1566 eleitores

Os números do primeiro trimestre mostram que o recenseamento eleitoral está indo “muito bem” em relação ao ano passado. Até o momento foram recenseados 1566 eleitores. Esse número é superior ao de todo o ano de 2011 que foi de 848 inscritos. Mas estes números não deixam o presidente da Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE), Humberto Mota, satisfeito. Isto porque a ilha ainda não alcançou o seu potencial.  

“Mas se virmos o potencial para 2012 temos 6016 eleitores por recensear. E vemos que esse número ainda não atingiu nem a metade do objectivo ”. Essa situação é agravada pelos números acumulados, que “vêm se arrastando desde de 2008” e que nos anos anteriores têm ficado pessoas por recensear.

O desinteresse pela questão do recenseamento e a sua não obrigatoriedade é apontado por Mota como uma das causas para que os resultados não sejam ainda tao satisfatórios como o desejado. Acrescenta que a ligação do processo de recenseamento a campanha dos partidos não favorece o processo. Mas, afirma que o recenseamento é “imparcial e feito para o benefício de Cabo Verde”. Mas defende que o recenseamento eleitoral deveria ser obrigatório.

Como estratégia para aumentar o número de eleitores recenseados o trabalho tem sido feito com as forças políticos, “o mais interessados no assunto”, as escolas secundárias e os centros de juventude, como “forma de sensibilização junto de uma instituição credível”.

Mas o período pré-eleitoral em que vive o país pode ser um factor de aumento do numero de inscritos já que muitos “deixam tudo para a ultima da hora”. Mas fica o alerta que o recenseamento decorre até sessenta dias antes das eleições e depois desse dia ninguém mais pode recensear. A CRE está aberta todos os dias das oito até às 18 horas de forma “que todos possam ter a oportunidade de recensear”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.