Bruno Faria: “Erupções de 95 e 2014 indicam que não houve instabilidade que pudesse originar um Tsunami”

6/10/2015 07:30 - Modificado em 6/10/2015 07:30

brunoEstá provado através de um estudo que há 73 mil anos a ilha de Santiago, em Cabo Verde, foi atingida por um “mega-tsunami”. A publicação deste estudo fez eco de preocupação nos cabo-verdianos que nas redes sociais apelam a Deus para que não aconteça novamente. Porém , o geofísico Bruno Faria assegura que não há indícios atuais que nos levam a um acontecimento parecido, mas garante que a monitorização do Vulcão do Fogo continua a ser feita, uma vez que “o estudo estabelece uma ligação causal entre os depósitos encontrados em Santiago e o colapso do Fogo, indicando que este terá ocorrido de um modo catastrófico e produzido um tsunami gigante”, de acordo com a RTP1.

Nas redes sociais a notícia foi várias vezes partilhada e com comentários que revelam preocupação por parte dos internautas. Alguns mostraram-se receosos perante a possibilidade que um Tsunami possa atingir as ilhas de Cabo Verde e pedem a Deus que proteja os dez grãozinhos de terra que ele espalhou no oceano Atlântico.

Contudo, a publicação do estudo foi feita e o geofísico Bruno Faria, responsável pela monitorização do Vulcão do Fogo reage em entrevista à RCV e diz que “temos de encaixar a notícia com muita naturalidade, visto que faz parte da nossa história geológica pois noutras ilhas também aconteceram fenómenos idênticos. Temos de encarar com alguma serenidade”.

Mas Bruno esclarece que se deve dar atenção e nada impede que seja feito o acompanhamento e a monitorização do Vulcão do Fogo como tem sido feito até agora. Acrescenta ainda que se houvesse uma instabilidade atual a nível geológico da ilha do Fogo, as duas erupções de 95 e 2014 iriam refletir a mesma e afirma que “efetivamente isto não se observou, visto que essas duas erupções aconteceram numa zona de fraqueza da ilha numa direção completamente diferente do que uma instabilidade lateral do aparelho vulcânico da ilha”.

  1. Francisco

    OBRIGADO PELA EXPLICAÇÃO Dr

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.