O Governo valoriza subida no IMC

2/10/2015 08:29 - Modificado em 2/10/2015 08:29
| Comentários fechados em O Governo valoriza subida no IMC

competitividadeO Governo valoriza a subida do país de dois lugares no índice mundial de competitividade, atribuindo o resultado às reformas em curso.

No índice mundial de competitividade de 2015-2016, divulgado quarta-feira pelo Fórum Económico Mundial, Cabo Verde subiu dois lugares em relação ao ano passado, ocupando agora a 112ª posição entre 140 países avaliados. O Governo atribuiu o resultado às reformas em curso, sobretudo nos últimos dois anos, dizendo que o país está no bom caminho.

O Executivo salientou que é “mais uma prova da forte aposta que o país, através da reforma do Estado, está a fazer na modernização da administração pública e na melhoria do ambiente de negócios, entre outros aspectos ligados à competitividade”.

O Presidente do Movimento para a Democracia considerou que “os dois pontinhos” que Cabo Verde subiu no Índice Mundial de Competitividade (IMC) não dão para fazer festa, antes pelo contrário, são motivo de preocupação”, pois, no seu entender, “o País continua na ‘cauda mundial’ dos países menos competitivos do mundo, com classificação baixa nos sectores relacionados com o Estado, nomeadamente, competitividade fiscal, dificuldades de acesso ao crédito e eficiência administrativa”.

O índice mundial de competitividade avalia 12 pilares, sendo que Cabo Verde se posiciona no 92º nos equipamentos básicos, no 122º no que diz respeito aos potenciadores de eficiência e no 104º relativamente aos factores de inovação e sofisticação.

Já nas instituições é 66º, em infra-estruturas ocupa o lugar 94º e em ambiente macroeconómico está em 124º, mas é na saúde e educação primária que ocupa a melhor posição: 51ª.

“Todos estes aspectos considerados na estratégia reformista deste Governo e que tem motivado um pacote de medidas reformadoras sem precedentes no país”, lê-se no comunicado governamental.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.