Nha Mia com 109 anos é mulher mais velha de São Vicente

2/10/2015 08:20 - Modificado em 2/10/2015 08:20
| Comentários fechados em Nha Mia com 109 anos é mulher mais velha de São Vicente

D. Mia homenageadaMaria Joana Rodrigues é a mulher mais idosa da ilha de São Vicente e reside na zona da Ribeira de Julião. Na sequência do Dia Internacional do Idoso, “Nha Mia” como é carinhosamente chamada por amigos e familiares, foi contemplada com uma serenata em homenagem à data. O ambiente era de muita festa junto dos familiares, amigos e das instituições que organizaram o evento.

Para assinalar o Dia do Idoso, várias instituições como a ACATI, a Cruz Vermelha, a Câmara Municipal de São Vicente, A PONTE, a Gama, a CDS e a CNV, uniram-se na preparação de uma ampla programação que se estende a todo o mês de Outubro em homenagem à terceira idade.

Para comemorar a data, o Centro de Desenvolvimento Social de São Vicente organizou uma homenagem à mulher mais idosa da ilha. Maria Joana Rodrigues tem 109 anos e é residente na zona da Ribeira de Julião. É natural de Santo Antão, Conselho do Paul, nasceu em Janeiro de 1906. Tem quatro filhos, vinte e um netos, cinquenta e nove bisnetos, dezoito trinetos e uma tetraneta.

No próximo mês de Janeiro, Nha Mia completa 110 anos de vida. E por ser a mulher mais idosa de São Vicente, Nha Mia teve oportunidade de ser contemplada com uma serenata na sua residência. A homenagem aconteceu na presença de um grupo de pessoas, amigos e familiares.

Photo0292Apesar dos seus 109 anos e das dificuldades de visão, a homenageada continua lúcida. O ambiente foi de muita festa e a homenageada aproveitou para manifestar agradecimento pelo carinho prestado. Nha Mia lamenta a falta da visão para ver os que quiseram estar presente na homenagem.

A filha Isabel Andrade de 84 anos encontra-se acamada mas não deixou de participar na homenagem. Para Isabel, Nha Mia é a melhor mãe do mundo e agradece a oportunidade de ainda poderem estar juntas.

O mês de Outubro será inteiramente dedicado aos idosos. Entre várias actividades estão o concurso Miss e Mister Melhor Idade num dos hotéis da São Vicente, passeios entre os lares de idosos, palestras “Saúde mental e pessoa idosa – envelhecer com dignidade”, oficinas de orientação para cuidadores de idosos, show de talentos da terceira idade com dança e música, tudo no intuito de valorizar o idoso.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.