Analise: São Vicente / legislativas: a disputa por um deputado num 5 x 4 x 2 ou 4 x 4 x 3

29/09/2015 07:44 - Modificado em 29/09/2015 07:44
| Comentários fechados em Analise: São Vicente / legislativas: a disputa por um deputado num 5 x 4 x 2 ou 4 x 4 x 3

votoPese São Vicente ser o segundo círculo eleitoral do Pais elegendo 11 deputados, o seu peso na decisão das eleições legislativas é igual a um círculo eleitoral que elege três deputados. Isto porque desde que a UCID passou a eleger dois deputados a disputa entre o MpD e o PAICV passou a ser pela eleição de um deputado a mais . Ou seja um 5 x 4 x 2 que foi o resultado de 2006 e 2011. Com PAICV 5 deputados, MpD 4 deputados e UCID 2. Todos os partidos sabem que e este quadro é difícil  sofrer grandes alterações.

E haver a alteração, de acordo com as sondagens conhecidas, pode variar para um PAICV 4, MpD 4, UCID 3 ou os dois maiores partidos podem mudar de posição com o MpD a eleger 5 e o PAICV 4. O cenário de 6 x 4 x 1 é tão improvável como os cenários registados nos anos 90 com a diferença de 5 ou 4 deputados. Por isso, não havendo nenhuma catástrofe que abale os dois principais partidos e um tsunami que atire a UCID para os resultados anteriores a 2001, a disputa em São Vicente será sempre pela eleição de mais um deputado, como por exemplo, acontece na Ilha do Sal. E os três partidos tem a consciência disso. Do lado da UCID manter o resultado em São Vicente é vital para a sua sobrevivência como partido com representação política no parlamento, mas sabe que não consegue crescer mais. É legitimo sonhar com um terceiro deputado, mas para além de isso é acreditar que o pai natal existe e traz deputados de presente. Assim, a luta da UCID, também é pela manutenção e por mais um deputado.

Do lado do MpD e do PAICV, também, sabem que a luta é pela diferença de um deputado. Em São Vicente a luta é manter as coisas como estão, na certeza que não é aqui que as eleições legislativas vão ser decididas, mas sim a sul. Santiago, mas aqui são contas de outro rosário . Um rosário, certamente  decisivo .

Eduino Santos

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.