Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento: Rever estratégia de busca e salvamento no mar

15/09/2015 07:26 - Modificado em 15/09/2015 07:26
| Comentários fechados em Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento: Rever estratégia de busca e salvamento no mar

marDando corpo à estratégia do Estado de Cabo Verde no processo de implementação das normas internacionais no domínio de busca e salvamento consagradas pela Convenção para a Salvaguarda da Vida no Mar (Convenção SOLAS), pela convenção Internacional sobre a Busca e Salvamento Marítimo (Convenção de Hamburgo de 1979) e pela Convenção Internacional da Aviação Civil (Convenção de Chicago de 1944), a Comissão Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento (CNCSAR) está reunida no Mindelo durante três dias para a consolidação das políticas e procedimentos que devem ser incorporados no Plano Nacional de Busca e Salvamento (SAR).

“A Comissão Nacional de Busca e Salvamento tem como missão rever os documentos pertinentes à política de busca e salvamento a nível nacional. E quando for criado o Sistema Nacional de busca e salvamento, iremos inventariar e estaremos em processo de inventariação dos meios necessários para fazer frente ao que serão as demandas da nossa enorme região de busca e salvamento”, afirma o Capitão à saída da reunião. Com os resultados saídos da reunião, cabe à Comissão sugerir ao Governo o que entende ser necessário para que o País possa cumprir com os acordos internacionais de que faz parte.

Para o Capitão dos Portos do Barlavento, António Duarte Monteiro, já houve uma evolução e ainda estão numa mudança no paradigma de busca e salvamento. Neste aspecto, como avança, a guarda costeira passará a ser a única operadora e prestadora nacional de busca e salvamento.

“Estamos a constituir o GRCC, Centro Comum de Busca e Salvamento pelo que vai haver a fusão dos serviços SAR na Rotchinha, São Vicente. Este novo serviço teve a possibilidade de ser testado no dia 12, com o exercício CAVSAR 2015”, como sublinha o Capitão. Os resultados do exercício serão analisados durante estes dias de encontro.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.