Manifestação trabalhadores da RTC: AJOC adere mas realça que está em negociações com o CA

14/09/2015 07:11 - Modificado em 14/09/2015 07:11
| Comentários fechados em Manifestação trabalhadores da RTC: AJOC adere mas realça que está em negociações com o CA

RTCDa Assembleia-Geral convocada conjuntamente pelo Sitthur, Ajoc e Comissão de Trabalhadores saíram duas decisões: realização de uma manifestação de protesto na próxima quinta-feira, dia 17, pelas 15 horas;  elaboração de um caderno reivindicativo, que será enviado ao PCA acompanhado de um ultimato para resolver as questões pendentes ou, pelo menos, que assuma o compromisso de o fazer num período de tempo que será acordado entre as partes.

A AJOC  em nota enviada aos seus associados  esclarece  que  aceitou o convite da recém-criada Comissão de Trabalhadores da RTC para, juntamente com o Sindicato dos Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITTHUR), proceder à convocatória de uma assembleia geral de trabalhadores, com o fito de tomar uma posição quanto às formas de levar a direcção da empresa a dar resposta aos problemas laborais existentes. A AJOC fez questão de relembrar que está em negociação com a Administração da RTC e que existe um memorando de entendimento e um cronograma de execução dos compromissos assumidos e que estão a ser implementados. Por isso ”  Sem prejuízo das reivindicações genéricas do grosso dos trabalhadores da RTC, em relação às quais empenhou a sua total solidariedade, a AJOC fez saber que está plenamente comprometida com o cumprimento da agenda de defesa laboral dos seus associados, que constituem, naturalmente, a sua prioridade.”

Está posição  da AJOC é bem vista  por alguns trabalhadores da RTC do Mindelo que entendem que ” havendo um memorando  de entendimento com o CA que está  a ser implementado não faz sentido tomar medidas de força ” .Mas, por outro consideram que a AJOC foi ultrapassada  na constituição  da nova empresa ,em particular, na medida que determina que os trabalhadores da Inforpress sejam integrados com os salários praticados na RTC ,  isto quando se sabe que ganham menos . E esta questão  nunca foi pacífica , tanto que  até uma semana antes da aprovação do decreto em Conselho de Ministros o que estava decidido determinava que os trabalhadores da Inforpress seriam integrados com os seus salários actuais  e que no espaço de dois anos atingiriam o valor dos salários praticados na Rádio e TV públicas.

Apanhados de surpresa, vários trabalhadores questionaram essa medida exigindo promoções e progressões que se encontram atrasadas face ao que determina o PCCS da empresa. Isto ,porque , no seu entender ” primeiro a empresa deve cumprir com quem está em incumprimento há vários anos”.  Por seu turno a AJOC  estava , há muito tempo, com esta reivindicação em cima da mesa das negociações . Só que os trabalhadores querem essa questão resolvida antes da fusão .

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.