Procurador Vital Moeda transferido para a cidade da Praia

9/09/2015 08:20 - Modificado em 9/09/2015 08:20

vital moedaO Procurador Vital Moeda deixa a Comarca de São Vicente para trabalhar na cidade da Praia. O NN sabe que o seu lugar será ocupado pela magistrada Nereida Simone Rosário da Luz que em 2014 estava colocada na Comarca de Santa Catarina.

Segundo informações colhidas pelo NN, o Procurador Vital Moeda deverá ser transferido para a Comarca da Praia onde deverá exercer as mesmas funções.
A decisão é da Procuradoria-Geral da República no quadro da anunciada mobilidade no sector. Vital conhecido como “o Procurador sem medo” já serviu na ilha do Sal e na Comarca de Santa Catarina. Chegou à Procuradoria-Regional de São Vicente em 2012 e nesse ano foi destacado pelo Notícias do Norte como uma das personalidades do ano. A escolha foi assim justificada “Voltamos a ter esperança…
O Ministério Público em São Vicente tem a fama de ser activo apenas em crimes que envolvem “ladrões de galinha” ou “pés descalços” e também de ler, quase sempre, pela cartilha do Governo, via Ministro da Justiça o que levou que no passado, os Procuradores Regionais fossem chamados de “polícias de toga”.

Havia a crítica que o MP não se empenhava em ser o garante da legalidade do sistema e que se penhorava em cumprir esse papel constitucional apenas quando os interesses do Estado ou dos poderosos estavam em causa. Mas, em 2012, através do Procurador Vital Moeda assistiu-se a uma mudança com o MP a assumir-se como garante da legalidade doa a quem doer. No caso da venda do terreno da CMSV no Calhau não ficou satisfeito com a pena suspensa atribuída pelo juiz e recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça pedindo penas efectivas para os acusados. Noutros casos, o MP retirou a acusação contra os arguidos. Estaremos todos mais seguros e confiantes se o MP mantiver essa postura de garante da legalidade e não pender a balança para o lado dos poderosos”.

Muitos consideram que a actuação de Vital Moeda durante os três anos que esteve no Mindelo devolveu a esperança e mostrou um Ministério Público com um peso e uma medida e, sobretudo, como o garante da legalidade.

  1. Joe

    Ele é jovem, destemido e profissional. Mas, não pode ignorar que o próprio sistema estará contra ele, quando os interesses forem antagónicos (ele querendo fazer justiça, e eles fugindo da justiça). Os próximos tempos dirão o quão corrupto é o nosso sistema. Mas, estando na Praia, capital da corrupção, ou ele afina pelo mesmo diapasão, ou então é literalmente cilindrado por essa corja liderada pelos titulares de cargos políticos. Jamais acredite neles.

  2. joao de pina

    Tambem cometeu alguns erros,como o caso do Ex Directpr da Cadeia Manuel Candido e os guardas prisionais Ruth e Nicolacia

  3. santos e santos

    É competência a falar mais alto

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.