Exercício CAVSAR 2015: Melhorar a rapidez e capacidade de resposta no mar

4/09/2015 16:31 - Modificado em 4/09/2015 16:31
| Comentários fechados em Exercício CAVSAR 2015: Melhorar a rapidez e capacidade de resposta no mar

navioA Guarda Costeira realizou no Mindelo a apresentação do Exercício CAVSAR 2015. Exercício que o director de exercício e Comandante da Patrulha, Pedro Santana, sublinha que é de extrema importância no país. Neste exercício será testado o novo conceito de salvamento, e uma oportunidade para avaliar o seu funcionamento. “ É um exercício que está sendo preparado minuciosamente, esperando os efeitos que venha a produzir”. 

Durante o exercício vários aspectos  estarão em análise  entre os quais a velocidade, a rapidez que se vai chegar na área da ocorrência, operações de busca e a capacidade de resposta aos náufragos em retirará – los da água e evacuá-los para os hospitais. E a intenção como revela o director do Exercício é que esta operação possa trazer a capacidade de resposta, mas não somente a Guarda Costeira, mas a todos os envolvidos numa  operação de busca e salvamento.

O cenário  a ser testado será de uma aeronave que se aproxima do país e de repente desaparece do radar, perdendo a comunicação. Neste caso todos os meios serão accionados. O centro de operações ficará na Rotchinha, em São Vicente. Accionados os meios haverá uma busca , procura e salvamento dos náufragos dentro os quais dois feridos graves que necessitarão de uma resposta rápida.

Estarão  envolvidos  duas aeronaves da Foça Aérea espanhola, além dos meios da Guarda Costeira, como o navio Guardião. Neste processo o Guardião vai fazer parte da operação. O ponto importante será o auxílio prestado aos feridos graves que serão transportados para o estádio Adérito Sena de helicóptero onde estará uma ambulância a espera.

Todos os intervenientes do processo de salvamento como Guarda Costeira, Policia Nacional, militares, e serviços hospitalares, além de figurantes farão parte deste exercício, de “extrema importância”, como sublinha o Director do Exercício. O exercício ocorrerá no dia 12 de Setembro.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.