Homem com deficiência auditiva com grandes habilidades para a arte

4/09/2015 08:52 - Modificado em 4/09/2015 08:56
| Comentários fechados em Homem com deficiência auditiva com grandes habilidades para a arte

Amaro Nobre Rocha, não tem qualquer formação em desenho artístico, muito menos em arquitectura, mas é dotado de uma grandes habilidades para a arte. “Mário” como gosta de ser chamado, tem dificuldades auditivas e padece ainda de problemas de fala.

A paixão pela arte surgiu ainda criança, daí que perdeu a conta da quantidade de objectos confeccionados pelas suas mãos. Mário tem 47 anos e é um artista que descobrimos na zona da Bela Vista. Sofre de graves problemas auditivos e também da fala.

Nasceu em Santo Antão e veio residir em São Vicente há cerca de 20 anos. Mário não esqueceu as vivências da ilha que o viu nascer, pois através das suas habilidades criativas transporta para a realidade todas as suas recordações.

Para Mário, as dificuldades auditivas e da fala não são uma barreira. O dom pela arte proporciona-lhe construir cidades, habitações modernas e antigas, mobílias e vários outros objectos em miniatura. Alguns dos seus trabalhos encontram-se na Holanda.

Embora não disponha de qualquer formação em desenho artístico ou arquitectura, Mário diz que tudo o que faz é invenção da sua cabeça e gostaria de fazer um curso, mas está longe de realizar o sonho, pois está desempregado.

Apesar de construir vários objectos, nem sempre consegue vendê-los pois, infelizmente, o trabalho da arte não é muito procurado por nacionais. Sem trabalho, Mário diz desenrascar-se quando alguém lhe solicita para lavar carros.

Para além disso, Mário tem uma outra paixão que é a culinária, por isso, em 2009 resolveu formar-se em Culinária e economia doméstica.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.