São Vicente: Bombeiros fazem recolha de medicamentos não usados e fora de prazo

3/09/2015 08:15 - Modificado em 3/09/2015 08:15
| Comentários fechados em São Vicente: Bombeiros fazem recolha de medicamentos não usados e fora de prazo

remédios2Medicamentos dentro e fora de prazo estão a ser recolhidos pelos Bombeiros da ilha de São Vicente. A campanha teve início na manhã desta quarta-feira, dia 02 e decorre até ao final do mês de Setembro.

O objectivo da iniciativa da corporação dos Bombeiros Municipais de São Vicente em recolher todos os medicamentos dentro e fora de prazo é o de sensibilizar a população sobre os riscos que acarretam a utilização dos medicamentos já vencidos. A iniciativa pretende promover gestos educativos e conduzir os medicamentos ao seu devido destino.

A recolha dos medicamentos dentro e fora de prazo durará cerca de um mês e será realizada em todas as zonas da ilha de São Vicente. O resultado da recolha tem como destino a Delegacia de Saúde e a Direcção das Farmácias.

João dos Reis Santos diz que a campanha pretende ainda prevenir várias situações indesejáveis pois os medicamentos podem constituir perigo para a sociedade, nomeadamente para as crianças e as pessoas que padecem de alguma perturbação e que podem recorrer aos medicamentos para porem fim à vida.

Deste modo, João dos Reis considera importante colocar os medicamentos fora do alcance dessas pessoas e impedir o uso de medicamentos sem autorização médica.

Segundo o entrevistado, a Delegacia de Saúde e a Direcção das Farmácias têm como missão avaliar os medicamentos ainda em bom estado e devolvê-los no sentido de reaproveitá-los noutros doentes mediante receita médica. Quanto aos medicamentos já vencidos, estes poderão ser destruídos de modo a não prejudicarem o meio ambiente.

A ideia da iniciativa surgiu na sequência de visitas domiciliárias realizadas a várias pessoas. Tendo deparado com a situação de acumulação de uma grande quantidade de medicamentos não usados e fora de prazo deixados sem qualquer cuidado, os bombeiros resolveram dar seguimento a uma campanha de recolha para darem um destino certo aos medicamentos.

O início da campanha que se enquadra no âmbito do 54º aniversário dos Bombeiros de São Vicente estava prevista para o início da semana, mas devido à passagem do Furacão Fred, foram obrigados a adiar a iniciativa para esta quarta-feira. A campanha também homenageia o primeiro comandante dos Bombeiros, Ricardo Cristão falecido no ano passado.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.