Imagem de menino sírio morto numa praia turca choca Europa

3/09/2015 08:13 - Modificado em 3/09/2015 08:13

fotografiaUma imagem de uma criança síria ,de três anos , morta numa praia  de Bodrum, Turquia , está a chocar a Europa . A imagem da criança imóvel deitada na areia de uma das mais conhecidas praias da Turquia tornou-se no símbolo mais recente da crise humanitária que atinge o velho continente.

Mas os dirigentes europeus sabem que imagem do menino morto na praia é apenas a ponta do icebergue O destino dos  meninos  encontrados mortos  ilustra um drama estendido:  dois milhões  de menores sirios vivem como refugiados em  outros países, segundo  dados  da UNICEF. A maioria está em  territórios vizinhos , mas cada vez são  mais. as famílias que decidem levar as crianças  consigo até a  Europa. Um terço  dos migrantes que desembarcam na  Grecia, principal ponto  de entrada de dos  sírios, são  mulheres  crianças , segundo dados da UNICEF.

Os media turcos identificaram a criança como Aylan Kurdi, de uma família curda da cidade de Kobane, e referiram que com Aylan morreu o seu irmão de cinco anos, que estava no mesmo barco. Os corpos das crianças e de alguns adultos deram à costa na praia de Bodrum, conhecida internacionalmente. No passado, outros corpos tinham surgido nas areias de Bodrum, mas nunca crianças de tão pouca idade.

naufragio“Nenhuma  pessoa  decente, e ainda por cima  se é pai , pode  deixar  de sentir-se comovida ante essas imágenes”, afirma o ministro espanhol  de Asuntos Exteriores, José Manuel García-Margallo. “No lo que não podemos cair”, parafraseando o Papa, “é na globalização  da indiferença.

  1. Vanda

    Amén! Que Deus te receba em seus braços, little angel!!!!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.