Dia dos Pés Descalços passou despercebido aos mindelenses

28/08/2015 07:49 - Modificado em 28/08/2015 07:49

cesaria_evora_operada1A iniciativa de homenagear Cesária Évora, a Diva dos Pés Descalços, passou despercebida na ilha onde a artista nasceu. Apesar de outras ilhas terem aderido à iniciativa dos pés descalços, os mindelenses dizem não terem tido conhecimento da iniciativa.

A iniciativa do “Dia dos Pés Descalços” tem como objectivo homenagear a cantora Cesária Évora no dia do seu aniversário e foi promovido pela produtora Harmonia. O gesto de andar pela cidade com os pés descalços no dia 27 de Agosto já vai na sua terceira edição e contava com a adesão  dos sãovicentinos.

Ao constatar a fraca participação , o NN entrevistou várias pessoas que disseram não terem conhecimento da iniciativa, embora esta fosse digna da participação da população mindelense.

Catarina Centeio adiantou a este online que não deu conta do sucedido e que apenas se recorda da data de falecimento da Diva dos Pés Descalços. Embora reconheça a necessidade de recordar aquela que cantou e levou ao mundo, através da música, a cultura cabo-verdiana, a entrevistada considera que a iniciativa não foi divulgada de forma extensiva, até porque não ouviu qualquer comentário acerca do assunto.

Osvaldo Pinheiro é emigrante em França e diz ter tido conhecimento da iniciativa apenas em França, mas que não se recordava, além disso, desconhecia que a iniciativa tivesse sido abraçada pelos mindelenses.

Quem partilha da mesma opinião é Helena David que acusa a organização de fraca difusão.

O certo é que pelas ruas do Mindelo, o NN não constatou qualquer cidadão caminhando com os pés descalços pela cidade.

Se a Diva dos Pés Descalços estivesse entre nós, completaria 74 anos nesta quinta-feira, 27 de Agosto. Nasceu no Mindelo, terra onde veio a falecer em 17 de Dezembro de 2011, aos 70 anos de idade.

No ano seguinte à morte da cantora, o jornalista Moisés Évora teve a ideia do “Dia dos Pés Descalços” em homenagem à rainha da morna, caminhando pela cidade com os pés descalços.

Cesária Évora, uma das maiores vozes de cabo Verde teve uma longa carreira musical que projectou a música cabo-verdiana a nível nacional e internacional.

  1. Julio Goto

    …tudo e bem planeado pelo Harmonia. Optou em levar a homenagem para Santo Antao somente para afugentar os OLHOS do mundo de Sao Vicente.
    … espero que o Harmonia encontre outra GALINHA DE OVOS DE OURO e que deixem de baicotar Sao Vicente.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.