Morreu Arnaldo França: nome em que se pensa quando se quer garantias de conhecimento

19/08/2015 09:32 - Modificado em 19/08/2015 09:32
| Comentários fechados em Morreu Arnaldo França: nome em que se pensa quando se quer garantias de conhecimento

arnaldo franaMorreu ontem, 18, na capital do País, o poeta e ensaísta Arnaldo França aos 89 anos. O homem sobre quem Corsino Fortes escreveu: “Arnaldo França – O primeiro nome em que se pensa quando se quer garantias de conhecimento, de cientificidade e de seriedade”.

Arnaldo Carlos de Vasconcelos França nasceu na cidade da Praia, Cabo Verde, em 1925. Licenciado em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Técnica de Lisboa, foi Ministro das Finanças no Governo de Pedro Pires e funcionário da Alfândega da Praia. No entanto, destaca-se como poeta, ensaísta e professor. França publicou apenas uma obra Notas sobre poesia e ficção cabo-verdianas, em 1962, mas tem uma numerosa produção poética e ensaística que está publicada em diversas colectâneas,  revistas e antologias. Sabe-se que o ensaísta sempre recusou reunir em livro essas publicações por considerar que “a sua escrita carecia de qualidade para ser gravada em livro”.

Tendo sido várias vezes aventada a ideia da sua publicação em livro, algo que o poeta sempre recusou por entender ser conhecido e apreciado pela sua grande capacidade intelectual e profundo conhecimento da cultura cabo-verdiana, França traduziu poetas portugueses para o crioulo e poesia em Língua Cabo-verdiana para o Português, realizou pesquisas sobre a obra de autores nacionais, escreveu ensaios e também foi editor da revista Raízes.

Na página Facebook oficial do Governo, o Primeiro-Ministro destaca a “figura de vulto da poesia e da investigação cabo-verdiana. Faleceu esta terça-feira Arnaldo Carlos de Vasconcelos França, poeta, escritor e investigador maiúsculo das Ilhas, mais uma perda irreparável para o país e a Nação Cabo-verdiana”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.