Zardari e Singh no encontro mais importante dos últimos sete anos

10/04/2012 00:49 - Modificado em 10/04/2012 00:49
| Comentários fechados em Zardari e Singh no encontro mais importante dos últimos sete anos

O Presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, e o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, encontraram-se este domingo em Nova Deli, mostrando uma tentativa de normalizar as relações.

O encontro começou com uma viagem de Zardari à Índia para rezar num santuário muçulmano a cerca de 400 quilómetros da capital indiana, diz o diário britânico The Guardian, mas ainda que tenha sido apresentada como uma viagem pessoal de peregrinação, transformou-se no mais importante encontro entre líderes dos dois vizinhos dos últimos sete anos.

Os dois líderes não deram detalhes sobre os temas das conversações, dizendo apenas que se tratou de uma conversa “frutuosa” durante um almoço em Nova Deli. A tensão entre o Paquistão e a Índia aliviou um pouco quando Islamabad prometeu ao vizinho um estatuto favorecido no comércio.

Ainda assim, uma recompensa oferecida por Washington (10 milhões de dólares) pela captura de um islamitas paquistanês suspeito dos ataques de 2008 em Bombaim tem causado tensões.

O primeiro-ministro indiano disse que esperava fazer em breve a sua primeira visita ao Paquistão “numa data conveniente”. O Presidente paquistanês disse que gostaria de ter melhores relações com o anfitrião ao encontro.

“Falámos de todos os tópicos de que poderíamos falar e esperamos encontrar-nos no Paquistão muito em breve”, declarou Zardari. “As relações entre a Índia e o Paquistão deveriam tornar-se normais. É o nosso desejo comum”, disse pelo seu lado Singh, concluindo: “Temos várias questões e estamos dispostos a encontrar soluções pragmáticas e tácticas para todas essas questões.

É essa a mensagem que eu e o Presidente Zardari queremos passar”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.