Alcides Graça: Aproveitar mais a cultura em São Vicente

12/08/2015 09:25 - Modificado em 12/08/2015 09:25
| Comentários fechados em Alcides Graça: Aproveitar mais a cultura em São Vicente

alcides_graca6Na conferência de imprensa, o líder local do PAICV falou sobre os benefícios do Projecto do segundo compacto do Millennium Challenge Account, da FASA e da FAZ, tendo sido instado a falar também sobre os problemas de São Vicente. Para Alcides Graça, a ilha carece de uma dinâmica diferente “que não se encontra neste momento”, carece de uma projecção diferente. E considera que estes factos podem pôr em causa o desenvolvimento da ilha.

“Temos uma Câmara Municipal apática, que não tem visão para esta ilha, que não acompanha a realidade. Tudo isto pode pôr em causa o próprio desenvolvimento da ilha”. E considera que é preciso mudar o estado actual das coisas, “sob pena de hipotecar o desenvolvimento desta ilha”. Declara que é preciso uma nova visão para a ilha de São Vicente.

Foi-lhe pedido para falar sobre o Festival da Baía das Gatas que acontece neste fim-de-semana. “O Festival anda com os seus próprios pés e é incrível como numa ilha como São Vicente, o Vereador da Cultura se dê como satisfeito com a realização do Festival, do Carnaval e da passagem de ano. Não há, “se constatarem”, a promoção da cultura na ilha que se diz capital da cultura é zero, não há nada”. E diz que o Festival se faz sozinho assim como os outros eventos e não vislumbra a “mão visionária da Câmara” nestes eventos. “Isto é muito mau para uma ilha que quer ser capital da cultura de Cabo Verde e com toda a legitimidade”.

Para Alcides, na questão da cultura é preciso visão, o que não existe neste momento, e acrescenta que é “preciso pensar a ilha”. O mesmo sugere que é preciso adicionar todas as valências e competências da ilha de São Vicente neste processo.

Alcides assume que estes eventos trazem alguma dinâmica para a ilha. “Mas talvez pudesse ser feito muito mais. Por exemplo, o festival mexe com a economia durante três dias, poderia ser uma semana. É uma questão de aproveitar as pessoas que aqui vêm e dar um aproveitamento diferente aos artistas que chegam à ilha e ficam por uma semana”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.