Delegação Escolar SV: Taxa de abandono escolar no Ensino Básico baixou

10/08/2015 08:09 - Modificado em 10/08/2015 08:09

escola jovino santosO abandono escolar tem sido uma das maiores preocupações das escolas do país. Um fenómeno que tende a aumentar cada vez mais. Dada a situação, a Delegação Escolar de São Vicente tem vindo a trabalhar para sanar o problema que tem vindo a afligir tanto a nível do Ensino Básico como no Secundário. Anildo Monteiro, Delegado Escolar de São Vicente considera positivo todo o esforço realizado no sentido de diminuir a taxa de abandono escolar.

O ano lectivo 2014/2015 foi um ano de “grandes desafios” e um dos ganhos conseguidos pela Delegação de São Vicente durante o ano lectivo findo foi a redução da taxa de abandono escolar no Ensino Básico. Não obstante o trabalho, o mesmo não se pode dizer em relação ao Ensino Secundário.

Sem avançar números exactos, Monteiro considera “quase uma aposta ganha” no que toca ao abandono escolar no Básico. Esses resultados não teriam sido possíveis se não se tivesse feito um trabalho conjunto e integrado entre a Delegação do Ministério da Educação, o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente, ICCA, o projecto Escola Segura, a Polícia Nacional e a própria Delegação Escolar.

Para além disso, foram realizadas campanhas de sensibilização junto dos pais e encarregados de educação, uma iniciativa que para o Delegado ajudou a convencer os pais “que o melhor lugar para as crianças é a Escola”. Graças ao trabalho de sensibilização, alunos que abandonaram a escola regressaram à escola.

O mesmo já não se pode dizer para o Ensino Secundário pois “não foi assim tão bem sucedido”. Para o Delegado, o Ensino Secundário é mais complexo pois, “tratando-se de adolescentes e estando numa fase de afirmação e muitas vezes de confrontação, geram-se situações que não permitiram que esses objectivos fossem alcançados”.

  1. Pedro Loureiro

    Quando as coisas saem bem é parte de responsabilidade do delegado, quando não dão certo é por causa da idade dos adolescentes, Esse homem é um diplomata!!!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.