Campanha de protecção das tartarugas: Monitores vigiam praias de desova

30/07/2015 03:08 - Modificado em 30/07/2015 03:08
| Comentários fechados em Campanha de protecção das tartarugas: Monitores vigiam praias de desova

tartarugaA campanha de protecção das tartarugas marinhas em São Vicente arranca este sábado 01 de agosto e conta com a participação de cerca de cinquenta voluntários da ilha. Sandra Correia do INDP, e coordenadora da campanha avança que até este momento já foram identificados cinco ninhos no Norte da Baia e três na zona de Palha Carga.

A coordenadora da campanha diz que até ao dia 01 de agosto, altura em que os voluntários estarão no terreno, ocorre uma reciclagem para os voluntários que vão participar na campanha que arranca este sábado.

Até ao momento já foram identificados a existência de oito ninhos de tartarugas e garante que no dia 01 de agosto “estaremos propriamente no terreno, para a vigília nas praias á volta de toda a ilha”, disse Sandra Correia em entrevista a RCV.

A coordenadora do projecto conta que durante todo o mês Julho foi feito o censo durante o dia, “onde fazemos o rastreamento para procurar a existência de tartarugas nas praias. E já contamos alguns rastos e a formação é para fazer a reciclagem e no dia 01 iniciam as vigílias e a monitorização das praias”,.

Uma das actividades, segundo Sandra Correia é a marcação das tartarugas, recolha de amostras de material genético e marcação e monitorização dos ninhos até fim da temporada “que é de Outubro á Novembro, dependendo do número de ninhos que tivermos” conclui.

Até este momento já foram identificados cincos ninhos na zona do Norte da Baia e três na zona de Palha Carga.

Janete Lopes da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Ponta de Pom que é a principal parceira na campanha de protecção das tartarugas diz que todos os anos é feita uma formação para formar mais monitores e voluntários para trabalhar na campanha. Segundo Janete Lopes a campanha termina no dia 15 de Setembro.

A ideia é levar monitores para fazer vigília durante a noite nas praias de desova.

Janete Lopes garante que a colaboração da população é muito importante e é por isso que durante o arranque do ano lectivo estão nas escolas primárias a fazer a sensibilização junto das crianças e também durante a campanha nas zonas piscatórias onde trabalham.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.