População do Lazareto decidida a cortar a ligação do esgoto da Frescomar

17/07/2015 09:32 - Modificado em 17/07/2015 09:32

A população do Lazareto, São Vicente, diz que a comunidade tem vindo a sofrer com os constantes vazamento das águas do esgoto no mar.

De acordo com os moradores, o esgoto transborda toneladas de água contaminada que entra directamente no mar.

Eduino Lima , morador na zona , disse ao NN que  “para além do mau cheiro sofremos com medo das doenças que podem surgir devido a esta situação e pedimos  para que algo seja feito o mais rapidamente possível, já que a praia é muito frequentada tanto pelos moradores como por pessoas de fora. Acrescenta que o cheiro, está a incomodar as pessoas dentro das próprias casas. Há pessoas que não conseguem dormir devido ao intenso mau cheiro”.

E garantem que este problema advém directamente da ligação do esgoto da Frescomar com a rede local, o que tem causado muitos constrangimentos. Dizem que não são contra a fábrica, mas sim contra a rede de esgoto que foi feita de forma errada. “Ao que parece, o problema deve-se ao facto do esgoto da Frescomar estar ligado na mesma rede da zona e há uma sobrecarga que leva ao seu rebentamento. Mas a população não pode sofrer as consequências, alguém terá de o resolver”.

Os moradores dizem que sempre que o esgoto transborda, reclamam junto da Câmara Municipal que, por sua vez, se desloca ao local e resolve temporariamente o problema, mas nunca consegue resolver de forma definitiva o problema que pode ser considerado como um problema de saúde pública. “Reparam as bombas mas é só alguns dias e depois começa tudo de novo”.

Quem também sofre com isto é o hotel que fica próximo da praia “pois ninguém vai ficar num hotel onde se vai sujeitar ao mau cheiro”.

A população está decidida e organizada. “Já fizemos um abaixo-assinado que entregámos na Câmara Municipal de São Vicente (CMSV), no Ministério de Desenvolvimento Rural (MDR) e no Instituto Marítimo Portuário (IMP)” assegura Lima

“Por agora iremos enviar uma carta ao Director-geral do Ambiente. E, se a situação se mantiver, a população pensa tomar uma medida mais drástica que passa por cortar o tubo que liga a Frescomar à linha dos esgotos”.

Soluções drásticas caso não seja resolvido permanentemente o problema que tem vindo a causar diversos transtornos à comunidade do Lazareto.

Vazamento Lazareto

  1. Boise Soncente

    CULPA DA CÂMARA MUNICIPAL QUE CONSTRÓI ESGOTO DO TIPO RESIDENCIAL PARA UMA ZONA INDUSTRIAL… SE TIVESSE MAIS INDUSTRIAS NESSA ZONA INDUSTRIAL O QUE INFELIZMENTE NÃO HÁ… O QUE SERIA??? JMN, ENTÃO COMO VAMOS CONSEGUIR SER EMPREENDEDORES SE NEM UM ESGOTO O SEU GOVERNO CONSEGUE FAZER DIREITO…

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.