MAC#114: “Somos obrigados a ser uma alternativa política em Cabo Verde”

17/07/2015 08:00 - Modificado em 17/07/2015 08:48

MAC 114Rony Moreira um dos responsáveis do Movimento de Acção Cívica (MAC#114) afirma que estão a ser forçados a transformarem o MAC#114 num partido político. Moreira justifica que pretendem ser uma alternativa para servir Cabo Verde e os cabo-verdianos, isto após o retorno do Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos que irá ser novamente colocado em debate na Assembleia Nacional.

“MAC#114 aplaude o que de bom tem no diploma, mas reconhece que o salário é um desafio nacional logo, descarta qualquer aval ao diploma no que respeita à melhoria do salário dos políticos”, diz Rony Moreira à RCV. Este acrescenta que “nestes últimos meses temos assistido a algumas reivindicações, nomeadamente da Polícia Judiciária, da função pública, entre outros e perante este conjunto de precariedades a nível de direitos laborais, a perda de alguns direitos já adquiridos, o aumento do IVA”, está-se perante um problema social grave a nível da redistribuição das riquezas.

Nessa conjuntura, Rony Moreira afirma que tanto o PAICV como o MPD, teimam em conseguirem o que querem em prol do interesse próprio e “se continuar a prevalecer este tipo de atitude de posse em tudo o que é nacional e político, o MAC#114 não só pondera em transformar-se num partido mas, vê-se forçado a fazê-lo, para sermos uma alternativa para servir Cabo Verde e os cabo-verdianos”. Ainda acrescenta que devido ao uso abusivo por parte dos políticos, o MAC#114 baseia a sua decisão em transformar-se numa alternativa política com o intuito de impedir tais atitudes.

  1. mpd

    bsot ba pentea macacos la pa santa catarina te fca bsot melhor. Xocota nem, partido politico? es te da sbot corda nem, um partido de rasta e padjinha

  2. sandras

    BSOT CATEM CACIFO PA SE UM PARTIDO POLITICO. CAMBADA DE DESOCUPADOS.VAÕ MAIS É TRABALHAR. COMO DIZ O BRASILEIROS VOCES ESTAÕ SE ACHANDO KKKK

  3. Manel cu de gol

    são esses caras, o grupinho que acreditam ter estofo para ser um partido Politico, a ponto de concorrer a importantes cargos e responsabilidades desse país????????????????

  4. DJIN

    O problema social grave a nível da redistribuição das riquezas vem de muito tempo. Tenho censurado e continuo a censurar esta questão. NÃO É ACEITÁVEL NUM REGIME DEMOCRÁTICO ADOPTAR UM SALÁRIO MÍNIMO DE 11.000$00, ENQUANTO HÁ GESTORES/ADMINISTRADORES A GANHAR CENTENAS DE CONTOS. A DEMOCRACIA NA SE BASEIA APENAS NA LIBERDADE DE EXPRESSÃO. É MUITO MAIS …

  5. roxana aguilera

    TODO meo apoio !! Ja estoi na estrada e levan ventaje .,O PAICV atual perdio credibilidade com esse “lideres” preocupados so no seu beneficio propio . a omenzar pelo Vice- presidente inocencio

  6. burkan pires

    ESSES RAPAZES E RAPARIGAS DO MAC 114 COITADINHOS ESTÃO DESILUDIDOS COM A GOVERNAÇÃO COMUNISTA DO PAICV DAÍ ESSE DESUSUPERO SÃO TODOS MILITANTES DO PAICV A UNICA SALVAÇÃO DO PAIS É DR ULISSES CORREIA E SILVA, JÁ É HORA DE O PAICV IR EMBORA.

  7. Uma Jovem

    Eu sou jovem, não torço nem para o MPD nem para o PAICV, mas nunca votaria num partido cujo presidente escreve artigos na categoria daqueles que este Rony Moreira escreve no AVoz. Sem noção, para dizer o mínimo. Desrespeitoso para com as pessoas de quem escreve e para com os leitores também, com a sua linguagem, digamos, inapropriada. Desculpe-me, mas ele já chega na cena política pior que os políticos que já temos, quando o que precisamos neste país é justamente elevar o diálogo político para a discussão de idéias, ao invés do costumeiro mandá boca de cada qual. Quando pensamos em bons líderes, pensamos em um Mandela, Ghandi, até Obama. O que eles têm em comum? A serenidade, o respeito, a tolerância, pelo próximo e pelo adversário também. Vamos seguir os bons??!!

  8. Victor

    Meus Caros
    Compreendo a vossa atitude. Mas, só isso não chega para constituirem alternativa e sobretudo para governarem um país.
    Tenham calma que o caminho faz-se caminhando.

    Abraços e boa sorte

  9. Atento

    Ihihih.. Essa é boa.
    Cabo Verde já se perdeu..agora todo o mundo quer representar os Cabo Verdinaos….
    kkkkkk

  10. FORSA RONY, O POVO ESTÁ CONTIGO!!!

  11. Domingos

    Palhaçada. Quem são estes meninos? Politicamente não valem nada. Nem uma copia mal feita do Siryza são.

  12. Elisio Semedo

    É preciso muita ponderação e moderação independentemente das boas intenções. O líder, nos seus escritos está a demonstrar algumas fragilidades. O uso da linguagem e a comunicação de um líder ou de um pretenso líder são referências e indicadores de extrema importância. É como uma faca de dois gumes. Não precipitar em alguns discursos e evitar o radicalismo. Em qualquer instância já não há espaço para discursos radicais e ofensivos. Da boca de um líder de boas ações e de boas intenções isso deve ser evitado. Pode-se ser suave na forma e forte no conteúdo. A maturidade é uma ferramenta poderosa. Não se acautelando pode-se perder os ganhos adquiridos. O MAC#114 tem de se saber situar na sua justa medida a nível dos discursos e a nível das práticas. O grupo tem a minha aprovação enquanto cidadão mas posso não estar de acordo com algumas práticas e é o que venho constatando, pelo menos, através do seu líder.

    E. Semedo

  13. Franco

    Calma PAI , calma MPD. MAC anida nao é partido e nao pretende governar. Nao podemos continuar com bi-polaridade ou hegemonia política.O povo tem de ter mais opções. O voto deve ter mais valor do que um saco de cimento ou uma garrafinha de grogo.

  14. fincape

    Eu há muito que deixei de votar nestas figuras politicas, não me revejo em nenhum deles. Os partidos políticos, são um grupo de indivíduos, escolhidos a dedo para defender os interesses de um grupinho de pessoas, dentro desse Cabo Verde, por isso há muito que entendei, que quem deve votar é o grupinho e mais ninguém. Para quê votar se nunca os meus interesses e os do POVO é levado a sério. É uma vergonha e sinto vergonha de ser Cabo-verdiano, quando a noticia do Estatuto dos Cargos Políticos, vai ser discutido. Não percebo mesmo, quando há tanta pobreza em CV e estes iluminados, porque eles pensam que são os donos dessa terra, tiram o máximo proveito dos pequeno recursos desse nosso território em proveito próprio, mas pronto. Um parte dos iluminados pensam que essa terra é deles porque lhes foi dado pelo o pai da pátria e outros porque pensam que o libertaram-nos dos ladrões, mas pronto.

  15. Licenciada

    mpd, sandras, Atento,Domingos por causa de pessoas como voçes k o país não vai para a frente, seus coitados …….e então os governantes k temos actualmente e os anteriores , acham k tem competências para tal? lamentável seus pobres de espirito.

  16. Mestrado

    Sendo assim, guentis nha povu tamufudidos.vamutudutomanocu.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.