“Precisamos de mais auditorias aos bancos de Cabo Verde”

15/07/2015 07:44 - Modificado em 15/07/2015 07:44
| Comentários fechados em “Precisamos de mais auditorias aos bancos de Cabo Verde”

auditoria1O desaparecimento de 270 mil euros na Caixa Económica de Cabo Verde (CECV), da Av. 5 de  Julho, na cidade do Mindelo, detectado numa auditoria a esta agência bancária surpreende alguns, mas outros nem por isso e ainda pedem que sejam feitas mais auditorias aos bancos.

O responsável da agência não presta declarações assim como a Administração da CECV na Praia, por enquanto. Porém, a maioria das pessoas diz que não está surpreendida com o desaparecimento de quase 30 mil contos. “Agora está na moda. A Polícia Judiciária deve tomar cuidado para que a pessoa não fuja do país, como tem acontecido”, comenta Sofia. Muitos acreditam que o autor ou os autores do furto estão dentro da agência e acrescentam que há que fazer uma investigação, uma vez que se pode perder a confiança no banco, afirma Maria Conceição.

Ainda há quem responsabilize a gerência e apele às demissões do gerente: “este é responsável pelo desaparecimento do dinheiro, uma vez que está à frente da agência, pelo que deve assumir a sua culpa e solicitar que a investigação seja feita o quanto antes para que a PJ possa apurar os factos e encontrar o autor”, diz Nita Silva. Também alguns ironizam a situação como Eurico que diz que “essa pessoa ganhou o euro milhões, mas um dia irão apanhar-te e verás que o crime não compensa”. Um comentarista que assina como Banqueira do Povo, revela que “O Safe Deposit Box (cofre) é o único local seguro dentro de um banco. Normalmente abre por chaves e/ou código secreto, sendo que nalguns casos é-lhe adicionada a abertura retardada para aumentar ainda mais a sua segurança. Normalmente, o cofre de uma agência é da responsabilidade do gerente e do seu tesoureiro, pelo que caso este não seja arrombado, são estes dois funcionários que devem responder perante qualquer situação. A movimentação de valores no cofre requer, no mínimo duas pessoas, pelo que este é o crime mais fácil de se solucionar”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.