Aumento de casos de meningite na cidade da Praia: 23 casos no ultimo mês

9/07/2015 08:08 - Modificado em 9/07/2015 08:08

Praia-Hospital_Agostinho_Neto_(4)O Director Nacional de Saúde confirmou  a RCV um aumento do número de casos de meningite, sobretudo viral, este ano ,na cidade da Praia. Nas últimas 4 semanas foram registados 23 casos e, apesar do aumento, Tomas Valdez assegura que o padrão continua a ser normal para esta época do ano.

“Os casos de meningite são, na sua grande maioria, casos de meningite viral”. Adianta ainda que registaram um aumento do número de casos nas últimas quatro semanas.

“Na semana epidemiológica de vinte e cinco, tivemos treze casos e na semana seguinte, dez casos. Na cidade da Praia todos estes casos tinham evoluído bem clinicamente”.

O Director Nacional de Saúde explica ainda que os casos de meningite viral normalmente desenvolvem-se sem grandes complicações nem sequelas, mas o mesmo não acontece se for o caso de meningites bacterianas: “essas sim, podem levar a situações de sequela e poderão, nalguns casos, evoluir para situações de óbito”.

“Esses números são superiores aos registados em 2014, mas quando analisamos a concretamente o histórico de 2012 a esta parte, encontramos uma situação que, nalguns anos, se registaram de longe muito mais casos dos que estamos a ter neste momento e que normalmente, nesta época, é normal que ocorram estas situações, mas já está tudo sob controlo”, assegura.

Valdez garante ainda que as autoridades e os profissionais de saúde também estão alertas.

O Director Nacional de Saúde assegurou também à rádio de Cabo Verde que os exames realizados às 3 crianças da mesma família falecidas na ilha do Fogo e cujas causas da morte continuam a ser investigadas, descartam a meningite.

  1. Tito amado

    Deviam dizer qual é a sintoma ou sinais de miningite

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.