Carlos Veiga: “Há portos sem barcos, aeroportos sem aviões, estradas sem carros e barragens sem água”

1/07/2015 08:00 - Modificado em 1/07/2015 08:00

carlos veiga8O ex-primeiro ministro Carlos Veiga, disse à Lusa que Cabo Verde não pode continuar refém da “estratégia de transformação do PAICV que não transformou nada”. Veiga comentava a ideia avançada por José Maria Neves, chefe do Governo, no sentido que “ganhe quem ganhar as legislativas do primeiro trimestre de 2016, o rumo de Cabo Verde está traçado”.

O ex-primeiro-ministro não concorda: “Não, de forma alguma. Acho que o país precisa de uma mudança de rumo. Claramente que as políticas que foram adoptadas nos últimos anos não estão a produzir resultados. Não levaram ao crescimento, à redução do desemprego, à qualidade da educação, à segurança, à qualidade dos nossos serviços de saúde e o país não alcançou os objectivos de desenvolvimento que estavam perfeitamente ao seu alcance”. E conclui este raciocínio afirmando: “A agenda de transformação não transformou nada, fez infra-estruturas que é a coisa mais fácil de se fazer quando há dinheiro, mas fê-las com dívidas (114% do PIB) e agora temos o problema da dívida para resolver. Há portos sem barcos, aeroportos sem aviões, estradas sem carros e barragens sem água”.

E depois, toca na tecla do desemprego acusando Neves de, em 15 anos, não ter conseguido inverter a situação. “O desemprego não desce, vai aumentando e, ainda por cima, qualificou-se. São precisas outras políticas para que haja mais emprego. Se se gerarem mais empresas, gera-se mais emprego. E há insegurança. O país está extremamente vulnerável. Há insegurança física, jurídica, nos transportes marítimos e aéreos, na protecção da nossa cobertura vegetal, na protecção civil”.

  1. antónio dos santos

    Estamos na semana da fanfarra dos combatentes. Música para os ouvidos dos desatentos. Estes combatentes despiram a farda do Mato, gavetaram os ensinamentos de Cabral e puseram a tratar da vidima deles. Até no momento dificil do País o JMN os aumenta salários em nome da luta que para uns não passou de 2/3 anos na Guiné. SE EXISTE ESTA GENTE COM ESTES TÍTULOS COMO DIZER DO CARLOS VEIGA, UM CIDADÃO DEDICADO AO PAÍS, E QUE NADA PEDE, SENÃO RESPEITO PARA OS CABOVERDIANOS?

  2. Sabinho da Silva

    E viva 40 anos de cabo verde no seu melhor
    Ainda não viram nada. O melhor está a caminho.
    Aguenta Santa Barbara
    la la la & la la la

  3. Bento Silva Santos

    Tenho muita consideração pelo Dr Carlos Veiga, porém, não estou de acordo com o que disse e escreveu . O Senhor CV sabe que o Governo não tem culpa nenhuma se as barragens estão sem água, porquanto Cabo Verde ainda não tem instrumentos para provocar chuva artificial!!!! Valeu a pena ter PORTOS, AEROPORTOS, ESTRADAS e BARRAGENS e acrescento CASA PARA TODOS do que não ter nada. Quanto aos barcos, aviões, carros e água nas barragens ficarão à espera da contribuição do MpD quando, este, for Governo

  4. Bento Silva Santos

    Tenho muita consideração pelo Dr Carlos Veiga, porém, não estou de acordo com o que disse e escreveu . O Senhor CV sabe que o Governo não tem culpa nenhuma se as barragens estão sem água, porquanto Cabo Verde ainda não tem instrumentos para provocar chuva artificial!!!! Valeu a pena ter PORTOS, AEROPORTOS, ESTRADAS e BARRAGENS e acrescento CASA PARA TODOS do que não ter nada. Quanto aos barcos, aviões, carros e água nas barragens ficarão à espera da contribuição do MpD quando, este, for Governo

  5. Alcindo Mamado

    E cabeça sem ideias: a cabeça de Carlos Veiga. Esse discurso dos do MPD chega a enjoar!!! barragem sem água, há dias o vice-presidente do MPD disse para quem quem quisesse ouvir que a água das barragens estava mal gerida, de que água falava ele???

  6. Nelson Cardoso

    Muita lata deste senhor. Cabo Verde está a ganhar sim.
    não vale a pena relembrar os ultimos anos de 90.

  7. Eduardo Oliveira

    Portos sem barcos, porquê?
    Aeroportos a mais, porquê?
    E as universidades e as cidades, vilas e não sei que mais, numa grande folia de grandeza. Esqueceram de ser razoàveis e desabriram sem estudar as consequências.
    E continuam a fazer promessas quando estão embalados.

    Dr. Veiga,
    Aceito-o como um dos “politicos das quatro décadas” mas lamento que não tenha sido razoàvel ou simplesmente coerente. Deixou-se ir ou levou alguns que construiram inutilidades em nome do progesso.
    Mas,
    Nunca é tarde.

  8. Julio Goto

    … ha 40 anos Cabo Verde tornou-se independente. Nesse mesmo ano nasceu a Republica de Sao Tiago travando o desenvolvimento TOTAL da ilha de Sao Vicente que na altura era a Perola que mais brilhava na Coroa das ilhas de Cabo Verde.

  9. Monteir

    Ao menos alguém fez o que fez… Se, esse alguém tivesse encontrado o que já foi feito por ele, onde estaríamos neste momento????

  10. Neves

    kkkkkkkkkkkkkkkk,,,, vamos investir em centrais dessalinizadoras, para encher agua nas barragens,,, kkkkkkkkkkk,,,,,

  11. DECEPCIONADO

    SR CARLOS VEIGA JÁ ESTIVEMOS SEM PORTOS E SEM BARCOS, SEM AEROPORTOS E SEM AVIÕES, SEM ESTRADA E SEM CARROS, SEM BARRAGENS E SEM AGUA. A SERIO QUE NÃO ESPERAVA TAL DE TI

  12. manuel silva

    SE NAO A BARCOS E POQUE QUE O M.P.D OS VENDEU E PROVOCOU O DESEMPREGO A TODOS OS MARITIMOS

  13. Augusto Galina

    De tanto acostumado na sem vergonhice que nem se dão conta do que fazem que é simplesmente o alargamento da Républica Africana de Santiago. Um escândalo imenso que Santiago não deve ter orgulho

  14. Eduardo Oliveira

    Sr. Veiga: hà décadas que o ouço, nomeadamente quando se embala nos seus comicios onde faz promessas para angariar votos. Jà temos 40 anos de idade e ainda não encontrou a panaceia.
    Acha que deve continuar a martelar em ferro frio que não consegue moldar? Respeito-nos por favor. Seus amigos jà não necessitam de suas explicações, seus adversàrios não acreditam no que diz e os que pensa serem estùpidos não o tomam a sério.
    Pena que desceu tanto na escala politica.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.