Perfil com as cores a favor da igualdade entre os sexos

30/06/2015 08:05 - Modificado em 30/06/2015 08:05

facebookzuckerbergcasamentogay“Vamos celebrar o Orgulho LGBT” é uma aplicação no Facebook que permite aos internautas colocar como fundo na sua foto de perfil, a bandeira do LGBT que é composta por listas horizontais de seis cores diferentes (roxo, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho), semelhantes às do arco-íris. Estas cores invadiram a rede social de alguns crioulos que apoiam a igualdade entre os sexos.

Os Estados Unidos da América conseguiram um marco histórico, porque “a Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou, na sexta-feira, o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país. Os 13 Estados que ainda proibiam, já não podem impedir os casamentos entre homossexuais que passam a ser legalizados em todos os 50 estados americanos”, de acordo com o site da Globo. No outro lado do oceano, no dia seguinte, as ruas do Mindelo encheram-se com as cores da bandeira do LGBT numa passeata da 3ª Edição do Mindel Pride com um desfile a favor da igualdade das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais (LGBT). Alguns internautas apoiam e em comentários apelam que “a vitória alcançada nos EUA chegue em Cabo Verde”.

O perfil no Facebook de alguns ganhou as cores da luta contra o preconceito como demonstração de apoio aos que lutam pela igualdade de direitos, porém, há quem discorde dessa demonstração na rede social e Duarte afirma que “a mim faz uma certa confusão… metem um layer de pride porque o Facebook forneceu essa funcionalidade, quero ver as atitudes no dia-a-dia… Dont be… feel and work it out….De correntes acredito que estamos todos fartos…. Atitude…. isso sim”. Outros colocam as cores da bandeira do LGBT e demonstram que defendem a igualdade de direitos: “viva o casamento gay” diz Silene.

“A bandeira já é um ícone de toda a cultura LGBT e está presente nos mais variados eventos, festas e organizações de temática lésbica, gay, bissexual e transgénica. Para além da representação da cultura LGBT e dos seus direitos, esta bandeira representa também a paz, tendo sido usada na segunda guerra mundial como símbolo da esperança numa nova era” refere o site lgbt.pt. Este ainda explica os significados das cores que alguns internautas têm colocado no perfil do Facebook. A cada cor é atribuído um significado específico, com o objetivo de definir a cultura, os interesses e todo o movimento LGBT:

ROXO  – Significa o espírito, o desejo de vontade e a força.
AZUL  – Significa as artes e o amor pelo artístico.
VERDE  – Simboliza a natureza e o amor pela mesma.
AMARELO  – Simboliza o sol, a luz e a claridade da vida.
LARANJA  – Simboliza a cura e o poder.
VERMELHO  – Significa o fogo, a vivacidade.

 

Cores antigas:
ROSA  – Simboliza o sexo e o prazer carnal.
TURQUESA  – Simboliza a harmonia e a pacificação.

  1. toma

    caboverdeano te ba tras de tut esparate cparce na mund

  2. Francisco andrade

    O NN não mencionou a corrente de posts com uma imagem de uma criança africana sub nutrida, com essas cores com o título “Essa causa eu apoio”. Ou seja ,o povo caboverdiano ( ao contrário dos Europeus,e outros) não sai a rua para exigir : mais emprego, a descida dos preços de combustíveis, a devolução do IUR, ” um não a corrupção” , entre outras causas. E olha que o caboverdiano adora imitar os outros, mas essas revindicações que são prioritárias nunca vai a rua.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.