O São João dos que não gostam do rebuliço

25/06/2015 07:43 - Modificado em 25/06/2015 07:43

festa são joãoO São João é uma festa que move multidões, principalmente os cristãos católicos. Já é uma festa tradicional em várias ilhas, com destaque para São Vicente, Santo Antão e Brava. Em São Vicente, a Ribeira de Julião é o ponto de encontro onde as massas se dirigem. A parte religiosa, o convívio, os tambores e o “colá sanjon” são alguns itens convidativos para muitos e que atraem as pessoas.

No entanto, enquanto que é celebrado com muita efusão por muitos, existem outras pessoas que há muito tempo escolheram não participar na festa. Fredson Santos, de Monte Sossego, é um dos exemplos que optou por se abster de comemorar a festa de São João. “É muito rebuliço, muito barulho”, é o motivo apontado. A esta voz, junta-se também Patrick Santos que se assume como católico mas que prefere deixar de parte as festividades do São João, mesmo sabendo que “é uma festa em que deve participar”.

A Ribeira de Julião e os tambores também são algumas outras razões para não participar na festa, que além de ter a sua parte religiosa ganha a dimensão social do convívio. São João é conhecido por ser um santo “revoltiod” e, neste sentido, o local das festas caracteriza-se “pelo vento forte”, como diz Emília Dias, que confirma que ir para a festa, muitas vezes, acaba por ser “um sacrifício”. E é sobre este ponto de vista que diz preferir ficar em casa mais descansada e “aproveitar a tolerância de ponto mais relaxada”.

Outros alegam também a questão da segurança. As guerras que podem acontecer acabam por afastar as pessoas dos festejos. Mas ainda há quem não goste muito do barulho dos tambores. Sérgio, de Fonte Francês, é um exemplo de quem não gosta muito dos tambores e, por isso, não entra muito nas celebrações do São João.

As razões apontadas pelas pessoas que não participam nas festividades são as mesmas que as pessoas usam para festejar. Barulho, multidões, tambores, dança, continuam a ser os chamativos das pessoas à Ribeira de Julião.

  1. son jon

    se for um festivel da baia preferiam ir, bandos de desacupados.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.