Festas de São João: Associação Terra Tambor quer propagar a cultura através das crianças

23/06/2015 08:06 - Modificado em 23/06/2015 08:06
| Comentários fechados em Festas de São João: Associação Terra Tambor quer propagar a cultura através das crianças

são joãoRecuperar as festas genuínas e propagar a cultura através das crianças é uma aposta da Associação Terra Tambor. Uma das formas de recuperar as festas genuínas, levar a cultura a todos os povos é sem dúvida através das crianças. Na sequência das festas de São João a Associação Terra Tambor promove oficinas para dar continuidade a tradição.

Alunos de quatro escolas do EBI de São Vicente participaram e receberam valores das festas de São João. Crianças entre os seis de oito anos aprenderam a dar os primeiros passos ao som do colá São João.

Toni Tavares, coreografo e coordenador do projecto adianta ao NN que optar pelas crianças é uma forma de melhor se propagar e enraizar a tradição. O mesmo acredita que no intervalo entre cinco e dez anos as crianças servirão de instrumento para propagar a cultura do San jon, do Colá e do tambor de forma a transformar a cultura mais chegada as pessoas.

O objectivo é recuperar as festas genuínas, o que para o coreografo significa um potencial cultural que deve ser expandido para o mundo fora” pois tem sido pouco aproveitado. Levar os jovens a interessarem e a participar no aprofundamento das festas é o que pretende a associação.

Os alunos que participaram das oficinas irão participar da homenagem aos “tamboreiros” que acontece neta terça-feira onde doze dos mais antigos tocadores de tambor serão recordados. Na Ribeira de Julião os alunos vão plantar doze acácias de Junho o que será “ um marco forte na memória das crianças” simbolizando a propagação da cultura.
A associação promove ainda esta terça feira 23 de Junho a tradicional “Lume nara” que acontece na zona de Vila Nova, mas antes realiza uma marcha ao ritmo do colá San Jon.

No dia 24, dia de São João, ás catorze horas vão realizar uma marcha ao som de tambores e deverá partir do Centro de Artesanato e Design em direcção á Ribeira de Julião onde vários grupos deverá acontecer diferentes actuações entre os grupos, IUE, Alma Criol, Jorge Barbosa, grupo 4 e Impena Vila Nova.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.