Chã de Feijoal recebe Projecto de Energia Limpa

19/06/2015 08:22 - Modificado em 19/06/2015 08:22

cha de feijoalA população do Planalto Norte em Chã de Feijoal, ilha de Santo Antão, recebe o Projecto de «Energia Limpa para os Residentes do Planalto Norte». A cerimónia de inauguração acontece no dia 20 de Junho, sábado.

Os problemas com a energia eléctrica parecem já ter acabado para os residentes do Planalto Norte em Chã de Feijoal, ilha de Santo Antão. Graças ao projecto «Energia Limpa para os Residentes do Planalto Norte» a população vai ter energia eléctrica durante 24 horas.

Os testes já foram efectuados e o sistema fotovoltaico e a rede de distribuição de energia já se encontram operacionais. A inauguração será presidida pela Presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Engenheira Rosa Rocha, pelo Presidente do Comité Nacional de Pilotagem do GEF SGP, Dr. António Querido e pelo Presidente da Associação Luz Verde do Norte, Sr. Manuel Vitória.

O projecto “Energia Limpa para os Residentes do Planalto Norte” pretende “responder à questão da falta de energia eléctrica na comunidade, através da implementação de uma micro rede com integração de energias renováveis de 5 KWp, o que permitirá a não emissão de 112 Ton CO2/ano.

O projecto deverá ainda “estimular o desenvolvimento sustentável da localidade a nível socioeconómico, potenciando outras actividades económicas, promover o fornecimento de energia com impacte ambiental reduzido e, naturalmente, reduzir a dependência de combustíveis fósseis”.

A iniciativa foi financiada pelo Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Global para o Ambiente às Organizações da Sociedade Civil, o GEF SGP, por um valor de $44.300 dólares, pela Câmara Municipal de Porto Novo e pela Direcção-Geral de Energia, por um valor de $8.854 dólares.

O projecto contempla directivas da política nacional, nomeadamente do Documento de Estratégia de Crescimento e Redução da Pobreza (DCRP III), representando também uma clara contribuição ao Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza (PNLP) e à Política Energética de Cabo Verde.

  1. Antonio Pinho

    Chã de feijoal é uma extensa localidade com habitações bastante dispersas. A pequena geração fotovoltaica abrange apenas a pequena comunidade de ” Queimado” com cerca de 17 casas. É uma comunidade onde falta quase tudo. Ter a energia electrica já é sem uma grande ajuda para a população. PARABENS!
    Uma Opinião: Já existe o traçado MT que liga o Tarrafal Monte Trigo e passa no campo redondo.Lançando uma linha MT Campo redondo/Chã de Norte colocando peq PT beneficiava outros povoados.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.