Bairros de São Vicente: Ribeira Bote vive entre dois tempos

17/06/2015 07:21 - Modificado em 17/06/2015 07:21

ribeira boteRibeira Bote é uma comunidade localizada na periferia perto do centro da cidade do Mindelo. A sua população é maioritariamente jovem e tem enfrentado problemas de ordem social que têm estado a afectar a maioria ou a generalidade da sociedade cabo-verdiana: problemas como a pobreza, o desemprego, as condições limitadas de saúde, as condições precárias de habitabilidade, a gravidez precoce, o abandono escolar, o alcoolismo, a violência a diferentes níveis.

Ribeira Bote é, por si só, uma zona riquíssima de história e possui uma cultura exótica capaz de fascinar qualquer visitante que por ali passe. Apesar de todos os constrangimentos que possa ter, ela tem muito para oferecer o que a torna, assim, num importante atractivo.

No seu seio viviam compositores de música tradicional e de sambas carnavalescos de sabor brasileiro e de conteúdo Mindelense, que cantavam durante o Carnaval o regresso dos marinheiros da faina e da aventura, explica João Delgado, um dos antigos residentes da zona.

Depois criou-se uma música marginal tendo como representantes Luís Cabelo, Cacoi e Ninaja. Cacoi era uma das figuras emblemáticas do meio carnavalesco.

É considerado um dos bairros mais importantes e laboriosos do Mindelo ao lado de Monte Sossego, o bairro mais populoso dos arredores.

Para além da sua riquíssima história nesta comunidade podem-se encontrar ainda grande parte dos artesãos e artistas da ilha. Em quase todas as esquinas do bairro podem-se encontrar músicos, escultores, pintores, jogadores de futebol, jogadores de ténis, actores de manifestações culturais como os Mandingas ou os tocadores de tambores nas festas de romarias, etc.

Por se situar nos arredores da cidade, a zona da Ribeira Bote é beneficiada por muitas infra-estruturas importantes para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, tais como Bancos (BCA), Posto de Abastecimento de Combustíveis (Shell), Posto dos Correios, Escolas, Jardins Infantis, Igrejas, Lar de Idosos, Serviços de Comércio Geral, Posto de Abastecimento de Água Potável, Clínica Dentária, Associações Diversas e o Clube com o mesmo nome.

Para além dos recursos acima apresentados, encontra-se ainda o Mercado da Ribeirinha (situado frente à zona da Ribeira Bote). Nesse mercado, os visitantes/turistas ao entrarem pela porta, podem ter o contacto directo com os vendedores e os produtos, tais como roupas, ervas para chás, argila, pimenta, milho, peixe, verduras e hortaliças provenientes da zona de Calhau e de Santo Antão, entre outros produtos. Podem-se ainda encontrar pessoas provenientes de outras ilhas de Cabo Verde como Santo Antão, São Nicolau e Fogo e também de outros países da África, como Costa do Marfim, Senegal e Guiné-Bissau.

  1. E pena que o passar dos tempos muitas coisas mudarão.

  2. Djê Guebara

    Minha zona querida, minha terra, minha amada, donde o meu cordão umbilical foi emterrado são vicente dos meus amores a terra que me viu nascer.Saudades desde da Florida.

  3. Mancas

    Ao contrário pouca coisa mudou nesta Rª Bote. Muita miséria e pobreza. Mas dá votos

  4. RON FABOLOUS

    ORGULHO DE NHA ZONA RIBEIRA BOTE, SE NO XPIA DRET SONVELA ARTE TT BEM MUDA RIBEIRA BOTE NO CRE OIA NOS JOVENS DE RBERA BOTE T IVULUI SONVELA ARTE É CAPAZ DISSO E JA NO TT MOSTRAL NO BA NE FUNDAÇAO SONVELA ARTE E BZOD OIA NOS TRABOI…..ESS LI TT BEM SER UM MAS VALIA P NOS JUVENTUD,

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.