Delegado do ICCA: O número de crianças de rua tem diminuído

16/06/2015 07:12 - Modificado em 16/06/2015 07:12

Jandir OliveiraO delegado do ICCA, em entrevista à RCV, diz que o número de crianças de rua tem diminuído em São Vicente. Jandir Oliveira contabiliza 25 crianças de rua, de momento. “Relativamente ao último levantamento que o ICCA fez em 2007 e que foi um trabalho intensivo de quinze dias, nessa altura, havia 30 crianças nessa situação. Neste momento, registamos uma diminuição dessas crianças”.

Este online denunciou o aumento das crianças de rua em São Vicente. E, na entrevista concedida à estação radiofónica nacional, o delegado do ICCA em São Vicente diz que o que acontece é que essas crianças se concentram no espaço entre a Rua de Praia e a Praça Nova. “Andando todas juntas, vinte e cinco crianças juntas sobressaem ao olho nu de qualquer pessoa, mas se estivessem separadas acabariam por não serem notadas no grosso da população”.

As crianças de rua estão na área mencionada por Jandir Oliveira. Estacionam à frente dos minimercados, abordando as pessoas por dinheiro ou por géneros alimentícios. Jandir Oliveira fala do seguimento que dão a estas crianças. Segundo a entrevista, apenas 15 destas crianças não se acostumaram às casas de acolhimento.

Das observações feitas pode-se notar o surgimento de novas crianças de rua. Crianças que há seis meses não se viam na rua ou à porta dos supermercados abordando as pessoas.

  1. Mindelo

    Jandir, uma criança na rua já é preocupante, quanto mais 25. Se continuam na rua, quer dizer que na rua estão “menos mal” do que em casa. Se são menores, os primeiros responsáveis são os pais (as razões são inúmeras), e em última análise, as instituições competentes, entre eles o ICA. Existe dinheiro para queimar em cerimónia de independência para uma pequena elite, mas já não há dinheiro para tirar 25 alminhas da rua? Para mim é tudo uma questão de interesse, se não vejamos…. Quem são essas crianças? Filhos do Presidente? De algum Ministro ou Deputado? De um PCA ou Diretor Geral? Não. São filhos da pobreza.

  2. Karlcula

    Jandir, aprendeste a fazer contas onde? Se te disser que 7 dessas crianças se encontram na prisão e pelo menos uma na lixeira municipal, dirás que afinal são 22 crianças na rua actualmente? Sabe, tu deverias era estar na rua… Dessas funções!!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.