Projecto de requalificação do antigo fontanário Água de Canal

11/06/2015 08:23 - Modificado em 11/06/2015 08:23
| Comentários fechados em Projecto de requalificação do antigo fontanário Água de Canal

agua_canal3A edilidade lançou a primeira pedra do projecto de requalificação do antigo fontanário de Água de Canal, em Caleijão,com o objectivo de fazer perdurar na memória colectiva esta pequena infra-estrutura carregada de muito valor histórico para a população da localidade.

O fontanário construído em 1945, e actualmente em ruínas , vai merecer uma atenção especial para que seja futuramente um ponto de visita para quem vem a Ribeira Brava, para além de ser um marco importante para Caleijão.

É que para além de ser o ponto de abastecimento de água para a população, o fontanário servia de ponto de encontro para pequenos e graúdos, servindo até, segundo os mais velhos, de “local de conquista” entre os jovens apaixonados.
Para a autarquia, a requalificação deste fontanário é uma mais-valia para o turismo local e uma forma de fazer passar às gerações futuras a história do local. Por outro lado, este projecto é um acto de valorização daquilo que vem sendo a política da Câmara Municipal em ter cada vez mais equidade no acesso da população à água.

agua_canal2“A nossa preocupação com a água é permanente e a requalificação do fontanário de Água de Canal é um acto de valorização daquilo tem sido a política da equipa camarária”, disse o Presidente na ocasião.

O projecto de requalificação do fontanário está orçado em 300 contos e vai respeitar a estrutura original.
O acto de lançamento da primeira pedra está enquadrado nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 5 de Junho e também no programa municipal de actividades comemorativas do 40º aniversário da Independência Nacional.

O fontanário reveste-se de uma importância histórica para a comunidade, pois, funcionou outrora como ponto de encontro e também de diversão, principalmente dos jovens de então, principalmente à tardinha.

Uma mostra dessa importância para a memória colectiva foi a atribuição do nome de “Água de Canal”, à Associação Comunitária de Desenvolvimento do Caleijão.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.