Tema de conferência promovida pela Associação dos Diabéticos de São Vicente

11/06/2015 08:14 - Modificado em 11/06/2015 08:14

retinopatiaPreocupados com as várias complicações da saúde do diabético, a Associação dos Diabéticos de São Vicente promoveu uma conferência sob o tema “A Retinopatia Diabética”, doença que vem afectando os olhos de muitos que sofrem dessa patologia.

Carla Guiomar, Presidente da Associação dos Diabéticos de São Vicente, explica que o objectivo da conferência é educar na prevenção, pois é preciso entender como controlar a doença para evitar complicações.

Uma vez educados na prevenção, “os utentes têm a tendência de procurar o médico com mais frequência. Fazem testes de despistagem permitindo que a doença seja diagnosticada na fase inicial sem complicações, reduzindo assim os casos que muitas vezes eclodem após anos de evolução.

Para que os utentes estejam mais informados, foi necessária a intervenção de uma especialista.
A oftalmologista Isabel Tavares foi convidada a discorrer sobre a doença da “Retinopatia diabética” principal causa de cegueira em pessoas que padecem de diabete e não são controladas, podendo levar a complicações em diversos órgãos, inclusive nos olhos.

Para a conferencista, a doença deriva de permeabilidade vascular aumentada no olho onde os vasos começam a filtrar água, ficando cada vez mais finos, acabando por romper e provocar sangramento e oxigenação, provocando a retinopatia diabética que é uma das principais manifestações oculares da diabete.

Esclarece ainda que a retinopatia diabética é uma doença que afecta adolescentes, jovens e adultos quando não controlam doença, portanto, é necessário educar para prevenir.

  1. roxana aguilera

    Genial !! Tantos Diabeticos y con tantas complicaciones ,para afrontar ,fue bueno esta informacion . SV NAO TIENE ESPECIALISTA en ENDOCRINOLOGIA pero os medicos todos estan preparados para lidar con este doença cronica ,Parabens !!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.