A procura da igualdade real

3/06/2015 08:22 - Modificado em 3/06/2015 09:03

Movimento GayArranca no dia 19 de Junho a primeira Semana pela Igualdade de Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans de Cabo Verde. A cidade do Mindelo será o palco de uma semana preenchida com várias actividades.

Este ano, pelo terceiro ano consecutivo, a Manifestação pela Igualdade volta a percorrer as ruas de Mindelo, integrada na Semana da Igualdade das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans (LGBT) de Cabo Verde.
As actividades da 3ª edição do Mindelo Pride arrancam no dia 19 Junho e terminam no dia 29, sob a tutela de outra associação, Arco-íris fundada por alguns membros da antiga associação Gay e de novos elementos, explica Elvis Tolentino, membro do Arco-íris. A cidade do Mindelo será o palco de uma semana preenchida com várias actividades.

A semana de LGBT inicia-se  no dia 19 de Junho com actividades no Centro Cultural do Mindelo, com acções formativas em direito humano através das artes, conferência sobre saúde sexual e reprodutiva de pessoas LGBT, e será apresentado o terceiro festival de cinema documental sobre direitos humanos de pessoas diversas, exposição de fotografias e vídeos, e ainda um concurso de fotografia e desenho lançado pela associação, onde pode concorrer qualquer artista da sociedade, independentemente da sua opção sexual. O concurso tem como objectivo perceber qual é a visão dos artistas do mundo Arco-íris aqui em Cabo Verde e tem como prémio 10 mil escudos.

Com 10 dias de actividades, uma vez que a semana termina no dia 29 de Junho, o Mindelo Pride, segundo Tolentino já tem uma base sólida, em São Vicente. “Com as duas ultimais edições realizadas é possível saber o que podemos esperar desta 3ª”, garante.

A organização espera continuar o trabalho feito nas últimas edições e que este traga mais público. Ainda sobre a semana de LGBT, Elvis Tolentino diz que este ano a mostra de cinema irá ser feita na praça Dom Luís para que todas as pessoas possam assistir, já que a organização havia constatado o número limitado de pessoas no CCM. “Sendo assim quem estiver de passagem pelo local pode assistir o filme, sem nenhum problema”.

O objectivo é ter um espaço onde as pessoas possam ver, falar, discutir sobre a LGBT em Cabo Verde.

A 29 de Junho, Mindelo recebe a Parada LGBT com o lema: “Igualdade real já em Cabo Verde para Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans. Não tenhas medo de sair do armário, nós estamos contigo”.

  1. MANANDO-COLUMBIM

    bisexual titá sofré tcheu escriminasson na nós terra! Ta bom de párá pa pensá e dá direit pa tud gent fazé sê vida!!!!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.